terça-feira, 1 de novembro de 2011

Agnelo se explica, oposição questiona



Agnelo se explica, oposição questiona Foto: Thyago Arruda/247

GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL FOI A PROGRAMA DE RÁDIO SE DEFENDER DAS ACUSAÇÕES DE DESVIOS DE VERBAS NO MINISTÉRIO DO ESPORTE. DEPUTADO DA OPOSIÇÃO QUE QUER CONVOCÁ-LO APROVEITOU PARA FALAR DE JOÃO DIAS

01 de Novembro de 2011 às 19:30
Noelle Oliveira__Brasília247 – A oposição está mesmo determinada a cobrar explicações do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, do PT, sobre seu suposto envolvimento na crise do Ministério do Esporte. Após pedir, na segunda-feira (31), que Agnelo seja ouvido em audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, o deputado federal Fernando Francischini (PSDB-PR) aproveitou a participação do governador em um programa da rádio CBN Brasília, na manhã desta terça-feira (1º), para questioná-lo. O parlamentar queria saber por que Agnelo mantém João Dias Ferreira – delator do esquema de desvio de verbas no ministério – no quadro de pessoal da Polícia Militar do DF.
Agnelo explicou que a própria corporação é a responsável por investigações relativas aos militares e que tal atitude não caberia a ele. O governador disse, ainda, não saber se existe qualquer tipo de questionamento relativo a João Dias correndo na Polícia Militar. O chefe do Executivo aproveitou a ocasião para falar sobre as denúncias veiculadas na imprensa no último fim de semana – nas reportagens aparecem transcrições de diálogos entre o governador e o policial.
Segundo Agnelo, as conversas existiram, mas tem teor político, e são naturais. "Não existe nenhuma frase que me comprometa", destacou. "Conversei com ele como devo ter conversado com outros milhares de pessoas", complementou. As gravações são referentes ao início de 2010, quando o petista era diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Agnelo também reiterou que possui um documento oficial em que comprova não ser réu do processo que corre na 10ª Vara da Justiça Federal, em Brasília, do qual as informações veiculadas pela imprensa foram retiradas.
O governador insistiu na tese de que as acusações contra ele são uma forma de seus adversários forçarem um "terceiro turno" no DF. "Eu derrotei uma organização criminosa que estava no poder", disse. Agnelo afirmou que não teme a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Legislativa para investigá-lo. A comissão foi proposta pela deputada da oposição Celina Leão (PSD), mas faltam assinaturas de três parlamentares, das oito necessárias, para que possa ser aberta.

MerdTV pede “sinceras desculpas” a Monalisa



MerdTV pede “sinceras desculpas” a MonalisaFoto: Divulgação

AGRESSORES DIZEM QUE ESBARRARAM SEM QUERER NA REPÓRTER DA TV GLOBO; ELA FOI EMPURRADA AO VIVO NO JORNAL HOJE; EMISSORA REGISTROU QUEIXA CONTRA GRUPO, CUJO BLOG (ACIMA) FICOU LOTADO DE CRÍTICAS AO ATAQUE; "FILHINHOS DE PAPAI"!

01 de Novembro de 2011 às 15:43
Diego Iraheta_247 – A deselegante dupla (vide Sandra Annenberg) que atacou a repórter Monalisa Perrone ontem, no Jornal Hoje, quer fazer as pazes com ela. Integrantes da MerdTV – grupo que se autoproclama “revolucionário” contra a TV Globo – pediram desculpas à jornalista. O link ao vivo de Monalisa, direto do Hospital Sírio-Libanês em São Paulo, foi interrompido por dois rapazes que entraram gritando no raio da câmera da emissora. Um deles empurrou a repórter.
“Foi um acidente de trabalho, fomos empurrados pelos próprios seguranças da Rede Globo e acabamos esbarrando na repórter sem querer, sem intenção de ferir ou removê-la de cena”, tenta justificar-se a “direção” do movimento por meio do blog. É uma justificativa estranha, uma vez que os repórteres da TV Globo não costumam ir para gravações acompanhados de seguranças.
As “sinceras desculpas” são uma resposta às milhares de críticas que a MerdTV recebeu ontem por causa da agressão à jornalista. No próprio blog deles (veja aqui), o índice de reprovação da atitude do grupo bateu recorde. “Bando de babacas, machucaram a repórter que nada tem a ver com essa imbecilidade de vcs. Querem derrubar o sistema, tornem-se políticos incorruptíveis e façam valer o direito do povo. Bando de filhinhos de papai”, reage o leitor que se identifica como Claudio.
A MerdTV prega uma “revolução” contra a Rede Globo que, segundo o grupo, estaria destruindo os jovens brasileiros. São mais de dez “merds” que organizam as invasões em links estratégicos da emissora – caso do ao vivo de Monalisa no hospital onde o presidente Lula fazia a primeira sessão de quimioterapia. A trupe também faz promoções no blog para tornar anônimos de todo o Brasil verdadeiros fura-links da Globo.
Fortes, conhecidos e… impopulares!
A proposta “revolucionária” com ataque à repórter pode até ter rendido alguns minutinhos de fama para o grupo. “Mais uma vez a MerdTV mostra que cada dia que se passa está ficando mais forte e muito mais conhecida”, escreveram os “rebeldes”. Faltou a garotada acrescentar que, além de mais forte e mais conhecida, está ficando cada vez mais impopular.
“Invadir um link ao vivo, com uma pseudo proposta de revolução, não significa trabalhar”, contestou Jean P, leitor do blog da MerdTV. Outro internauta que não se identifica achou graça do video. “Só que da próxima vez não machuquem ninguém”, ponderou.
Até o CQC, que já deu espaço para o MerdTV na invasão de link sobre a morte do ex-vice José de Alencar, descartou repercutir o episódio de Monalisa no quadro Top 5 – com as maiores bizarrices da televisão durante a semana. “Monalisa Perrone não é caso de Top 5, mas de polícia pros dois idiotas exibicionistas. E beijo pra super Monalisa!”, tuitou Marcelo Tas, mudando de ideia sobre o tipo de humor que merece destaque no programa que apresenta.
A TV Globo registrou queixa contra os “merds”. Mas o grupo não recua e diz que vai continuar o “Cala Boca Globo”.

Enem: governo ensaia recuo, mas decide recorrer



Enem: governo ensaia recuo, mas decide recorrerFoto: EMMANUEL CUNHA/AGÊNCIA ESTADO

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO VAI RECORRER DA DECISÃO DA JUSTIÇA FEDERAL DE ANULAR 13 QUESTÕES QUE VAZARAM; PALÁCIO DO PLANALTO QUERIA DEIXAR COMO ESTÁ, PARA EVITAR MAIS DESGASTES; PREVALECE POSIÇÃO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, QUE ACHOU SENTENÇA "DRÁSTICA"

01 de Novembro de 2011 às 17:31
Evam Sena_247 – A AGU (Advocacia-Geral da União) informou hoje que vai entrar na próxima quinta-feira com recurso contra a decisão da Justiça Federal do Ceará de anular 13 questões do último Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O recurso será apresentado no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife.
A Justiça Federal do Ceará determinou, na noite de ontem, o cancelamento de questões do exame. Alunos do colégio Christus, de Fortaleza, denunciaram ter feito exercícios dirigidos com questões idênticas às que caíram na prova, realizada em 22 e 23 de outubro. Segundo a Polícia Federal, um funcionário do colégio copiou integralmente pelo menos um caderno com 48 questões aplicadas aos alunos da escola em um pré-teste do ministério. O MEC desconfia que um segundo caderno de 48 questões também foi copiado.
Para o Ministério da Educação, o problema foi isolado e não prejudicou a isonomia dos demais candidatos. O MEC defende que a prova seja reaplicada somente aos alunos que tiveram acesso às questões. "Com o recurso, a AGU quer evitar que os mais de 4 milhões de estudantes que fizeram a prova e aguardam os resultados - inclusive para participarem de processos seletivos que utilizam a nota do Enem - sejam prejudicados", informou a AGU em nota.
A assessoria de Comunicação do MEC classificou a decisão judicial como "desproporcional" e "arbitrária". "MEC e Inep vão recorrer em Tribunal de Recife ainda esta semana", disse por meio do Twitter ontem à noite. Interlocutores do Planalto chegaram a informar que o governo não iria entrar com recurso para evitar batalha judicial semelhante à que ocorreu no ano passado, quando o Enem chegou a ser suspenso. O desgaste poderia atingir ainda mais o ministro da Educação, Fernando Haddad, pré-candidato à prefeitura de São Paulo.
Depois que o MEC admitiu o vazamento de 14 questões, o procurador Oscar Costa Filho vai pedir a anulação de mais um item. Originalmente, ele havia pedido o cancelamento de toda a prova, e como medida alternativa, somente das questões vazadas.

Luciano no programa do Jô: “tomei um porre de uísque”



Luciano no programa do Jô: “tomei um porre de uísque”Foto: Divulgação

ZEZÉ E LUCIANO GRAVARAM "PROGRAMA DO JÔ", QUE SERÁ EXIBIDO HOJE À NOITE; DUPLA AFIRMOU QUE CONTINUARÁ JUNTA 

01 de Novembro de 2011 às 17:38
Zezé e Luciano gravaram hoje, 1°, participação no "Programa do Jô", da TV Globo. Eles afirmaram que vão continuar juntos. "Não vamos parar de jeito nenhum", disseram ao Jô, que brincou que deveria entrevistá-los separadamente, em dois blocos. "Um com Zezé e um com Luciano", comentou o humorista.
De acordo com informações do site Ego, Luciano contou o que se passou nos bastidores do show de Curitiba da quinta, 27. "Naquele dia, infelizmente, eu discuti e eu saí. O Zezé nem acreditou que eu tinha saído do teatro (Guaíra, onde rolou o show)." Zezé emendou: "Faltavam cinco minutos para começar o show."
Polêmica sobre Zilú
Arleyde Caldi, assessora de imprensa da dupla Zezé di Camargo e Luciano, negou em entrevista ao colunista Leo Dias, do jornal O Dia, que uma morena capixaba, chamada Graciele, amiga de Zezé, seja o pivô da briga dos irmãos. "Não estou dizendo que esta moça não existe", teria afirmado Arleyde, que também teria garantido que o motivo da discussão foi "discordâncias sobre atendimento à imprensa."
Ainda segundo o colunista, a assessora teria ainda alfinetado Zilú, mulher do sertanejo, que está fora do país e alheia a briga da dupla: "Ela não quer perder o título de mulher de artista!”

Romário: Fifa não pode mandar no Brasil



Romário: Fifa não pode mandar no BrasilFoto: Divulgação

APÓS DUAS SEMANAS NO MÉXICO,EX-JOGADOR CRITICA A EXCLUSIVIDADE DA FIFA NA COMERCIALIZAÇÃO DE INGRESSOS PARA A COPA 2014; INSTITUIÇÃO É CONTRÁRIA À VENDA DE MEIAS-ENTRADAS PARA ESTUDANTES E IDOSOS

01 de Novembro de 2011 às 17:44
Evam Sena_247, em Brasília - Deputados governistas e de oposição criticaram hoje o que chamaram de “poder excessivo” da Fifa no projeto da Lei Geral da Copa em audiência da comissão que discute a proposta. Entre eles, o deputado Romário (PSB-RJ) declarou que “a Fifa não pode mandar no nosso país”.
O ex-jogador lembrou que a instituição internacional e o presidente do Comitê Organizador da Copa, Ricardo Teixeira, são alvos de denúncias de corrupção e cobrança de propina. Romário questionou alguns artigos da Lei Geral da Copa, entre eles o que isenta a Fifa de responsabilidade por danos à segurança do consumidor, e vai propor alteração.
Um dos pontos polêmicos entre a Fifa e o governo federal, a venda de bebidas alcoólicas nos estádios, foi lembrado pelo deputado José Rocha (PR-BA), que defendeu a criação de área específicas para o consumo de álcool. “Não podemos permitir que se crie o Estado Fifa dentro do Estado brasileiro”, afirmou.
Deputados oposicionistas declararam preocupação em o governo brasileiro não cumprir acordo com a Fifa em protocola para realização da Copa no Brasil. “Será que o governo negociou mal com a Fifa?. Se alguém negociou algo que fere os nossos direitos fundamentais e sociais, negociou mal”, questionou Cesar Colnago (PSDB-ES).
“Só a Fifa pode fazer o evento; se o Brasil quer sediá-lo, terá que aceitar algumas regras”, ressaltou Rodrigo Maia (DEM-RJ). Segundo o relator da Lei Geral da Copa, Vicente Candido (PT-SP), o protocolo assinado pelo Brasil não impede que a proposta seja alterada. “Estamos cobrindo uma lacuna da falta de discussão do governo com a sociedade civil”, destacou.
Para o governista José Guimarães (PT-CE), a comissão não deve se dividir entre os favoráveis e os contrários à Fifa e combinar da melhor forma as leis brasileiras com as normas da entidade para a Copa. especial deve evitar a “polarização” entre os favoráveis à Fifa e os contrários à entidade. “Teremos de criar excepcionalidades para os dias do evento. Não tenho a menor dúvida de que o Brasil não perderá sua soberania”, declarou.
A comissão aprovou hoje requerimento para realização de audiência pública com o novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

Dilma apela a Marta para retirar pré-candidatura




Dilma apela a Marta para retirar pré-candidaturaFoto: Divulgação

CONVERSA FOI ENDOSSADA POR LULA; OCORREU ONTEM, NO AEROPORTO DE CONGONHAS, EM SÃO PAULO; SENADORA NÃO RESPONDEU SE ACATARIA PEDIDO; "FOI UM APELO", DEFINIU MINISTRA HELENA CHAGAS; FERNANDO HADDAD ULTRA-FORTALECIDO

Por Agência Estado
01 de Novembro de 2011 às 19:12Agência Estado
A presidente Dilma Rousseff fez um apelo à senadora Marta Suplicy, do PT (SP), para que abandone sua pré-candidatura à prefeitura da capital paulista nas eleições de 2012. Endossada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a conversa aconteceu ontem, no Aeroporto de Congonhas, minutos antes do embarque da delegação brasileira à França, onde a presidente participará do G20 de Cannes, nesta quinta e sexta-feira.
Segundo a ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas, o encontro foi solicitado pela senadora e durou entre 10 e 15 minutos. "Dilma fez um apelo, afinada com o presidente Lula, para que Marta desista da candidatura", informou aos jornalistas brasileiros, justificando: "Marta foi a melhor prefeita que São Paulo já teve. É uma das lideranças do PT, mas Dilma apelou para que ela permaneça como primeira vice-presidente do Senado, onde ela tem um papel muito importante para o governo".
Segundo a ministra, Marta tem um papel estratégico no Senado, onde exerce o cargo de primeira vice-presidente - o substituto imediato do presidente da Casa, José Sarney. O Planalto avalia ainda que a senadora voltou a mostrar sua importância no congresso nos últimos dias, quando "teve um papel decisivo na aprovação de pacotes importantes".
Para ilustrar o que dizia, Helena Chagas citou o Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), sancionado na segunda-feira após ser aprovado no Senado em 18 de outubro. "É fundamental para o governo ter uma maioria sólida no Senado", disse a ministra. De acordo com Helena Chagas, a conversa foi informal e marcada pela amizade entre a presidente e a senadora.
Durante o encontro, Marta não respondeu se acataria o pedido de Dilma e Lula - o que na prática abriria caminho para a candidatura do ministro da Educação, Fernando Haddad, o preferido do ex-presidente. Ja em Cannes, o Planalto esperava uma manifestação da senadora abandonando sua intenção de disputar a indicação do PT à prefeitura.

Leia abaixo reportagem de 247 "Marta contra todos para barrar operação Haddad", publicada em 16 de setembro, que apontava para o crescente isolamento da senadora em seu próprio partido:

Marco Damiani_247 – A julgar pelas pesquisas, o PT terá uma eleição com grandes chances de vitória em São Paulo, em outubro do próximo ano, a partir de uma candidata favorita. Mas também pelo que mostram os levantamentos de opinião, o PT poderá largar na última fila, com um verdadeiro azarão que jamais disputou um cargo público pelo voto.
Entre esses extremos, o partido está sendo levado a escolher a segunda opção. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não vacila um segundo em manifestar e reafirmar seu apoio ao ministro Fernando Haddad, dono de 2% de intenções de voto no último Datafolha, sem qualquer sinal de ceder à pré-candidata Marta Suplicy, senadora eleita no ano passado, ex-prefeita e senhora de 31% no mesmo levantamento.
“Você é mais importante no Senado”, disse Lula a Marta, no único diálogo travado entre os dois nos últimos meses, em seu escritório no Instituto da Cidadania, quando ouviu da senadora a disposição dela de ir até o fim em sua intenção de concorrer à Prefeitura.
Hoje, Lula carrega seu candidato Haddad a tiracolo na festa, às 17h00, dos cinco anos de inauguração da Universidade do ABC. Três semanas atrás, ele esteve com o ministro num encontro de outro tipo. Na casa do empresário Josué Gomes da Silva, em São Paulo, o ex-presidente foi o centro de uma reunião com cerca de 20 empresários, aos quais apontou Haddad como o homem a ser apoiado. Política e financeiramente. A Josué, filho do ex-vice-presidente José Alencar, morto este ano, Lula demonstrou sua vontade de tê-lo como vice na chapa de Haddad. Seria a repetição do modelo que, com ele, deu certo: um petista na cabeça, um empresário para ampliar o eleitorado natural do partido. Até aqui, porém, o presidente da Coteminas declina da ideia.
Todos esses movimentos ainda não fizeram Haddad decolar, mas é certo que estão testando ao limite o ânimo e a capacidade de reação de Marta. “Já vi Lula virar resultados de encontros do PT apenas tendo de chamar prefeitos de lado para trocar votos que pareciam cristalizados”, lembra Marta quando está entre os seus correligionários. “Ninguém pode com a força e o prestígio de Lula dentro do partido, mas a questão é que eu nunca estive tão bem como agora, tanto em vontade como em apoio da população, além de ter uma obra a apresentar”, completa ela.
Com efeito, além de liderar todas as pesquisas, em todas as simulações possíveis e, ainda, apresentar uma taxa de rejeição menor do que a costumeira, Marta é vista como uma super star dentro de seu próprio partido. Nos encontros que a legenda está desenvolvendo com a militância nos bairros da capital, ela é sempre a mais aplaudida, disputada para conceder autógrafos e tirar fotografias. Mas isso pode não adiantar nada, reconhecem os que trabalham pela candidatura da prefeita. A própria Marta duvida de suas chances nas prévias já marcadas pela direção do PT.
É a presidente Dilma que poderá atuar como aliada de Marta em seu desejo de obter a candidatura. “Faça o que for melhor para você, mas tenha atenção ao Lula”, disse Dilma à senadora quando Marta levou a ela o desejo de concorrer. Agora, porém, essa frase dúbia é pouco para as necessidades da pré-candidata. Marta olha para o seu lado e não vê aliados que possam conter o desejo de Lula por Haddad. Um deles, o líder do governo na Câmara, Cândido Vacarezza, se esforça para ajudá-la, mas igualmente começa a se pronunciar à maneira em cima do muro, sem se comprometer demais com ela. O ex-secretário geral José Dirceu, certamente o político mais influente, depois de Lula, dentro do PT, há pouco tempo nem considerava Marta como pré-candidata. O presidente da legenda, Rui Falcão, principal auxiliar de Marta em sua gestão municipal e candidato a seu vice na derrotada campanha de reeleição, igualmente não pode lhe dar apoio. Afinal, como presidente da legenda, terá de exercer o velho e confortável papel de magistrado. Os que sempre lhe fizeram oposição interna, em contrapartida, já saem a campo com desenvoltura. “A experiência de Lula em eleições tem de ser levada em consideração”, disparou o ministro Aluizio Mercadante, da Ciência e Tecnologia, ao comentar o Datafolha que dava Marta estourada. Em 2010, quando concorreu ao governo estadual, Mercadante afastou-se de Marta e orientou seu grupo a jogar mais tintas na candidatura de Netinho de Paula, do PCdoB, em lugar de realçar a nominada pelo seu partido. “A verdade é que Marta ganhou a eleição para o senado praticamente sozinha”, diz um interlocutor da pré-candidata.
Além de recorrer a Dilma, mas sem criar o constrangimento de contrapor a presidente a Lula, Marta pretende divulgar a ideia da confecção de um amplo programa de governo, aberto a contribuições da sociedade, de modo a ampliar seu lastro social. Ela vem sendo aconselhada a carregar a bandeira da conciliação e da unidade para anular o esforço lulista de emplacar Haddad. No entanto, quando apresentado a essa estratégia, o ex-tesoureiro do PT e raposa felpuda do partido Delúbio Soares abriu um sorriso. Como amigo de Marta, ele disse: “Esqueçam esse negócio de unidade, o PT é um partido de briga. Se quiserem vencer, tem de ir ‘pro pau’”. Será a disposição para o desgate que ir à briga significa que vai determinar se a senadora levará adiante sua promessa de “ir até o fim” com sua vontade de ser prefeita outra vez. Se vacilar, será difícil convencê-la a trabalhar de verdade por Haddad, que contará apenas com Lula e um partido cujas bases mal o conhecem para chegar onde Marta chegou. Uma eleição para ser ganha, seria, assim, perdida.

Anistia Internacional quer mais rigor contra milícias




Anistia Internacional quer mais rigor contra milíciasFoto: FABIO MOTTA/AGÊNCIA ESTADO

ENTIDADE EXPEDE NOTA MUNDIAL DE SOLIDARIEDADE AO DEPUTADO MARCELO FREIXO, AMEAÇADO DE MORTE SETE VEZES; RECONHECE PROTEÇÃO DADA A ELE POR GOVERNO ESTADUAL, MAS PEDE AÇÕES MAIORES PARA LIVRAR POPULAÇÃO FLUMINENSE DO TACÃO DOS BANDOS ORGANIZADOS

01 de Novembro de 2011 às 19:42
Claudio Julio Tognolli_247 - O Brasil sofreu nesta terça-feira 1 um pito planetário, emitido
pela maior organização de defesa de direitos humanos de todos os tempos, a Anistia Internacional, com sede em Londres. Quando o país ganha projeção mundial, seja pela estabilidade econômica, seja pelos preparativos da Copa e das Olimpíadas, a Anistia chama a atenção do Brasil pelo fato de não serem combatidas as milícias cariocas. O foco do pito da Anistia são as ameaças contra o deputado Marcelo Freixo, maior inimigo público das milícias.
“Recentemente, Marcelo Freixo recebeu sete novas ameaças de morte.
Essas ameaças evidenciam o perigo iminente que o Deputado enfrenta,
sendo causa de imensa pressão sobre ele e sua família. A Front Line
Defenders e a Anistia Internacional reconhecem que as autoridades estaduais têm continuamente fornecido proteção armada ao Deputado, e que tal proteção está sendo atualmente reforçada. Entretanto, está na hora de as autoridades federais, estaduais e municipais implementarem as recomendações pendentes da CPI das Milícias, a fim de garantir que todos os cidadãos do Rio de Janeiro possam viver com mais paz e segurança”, diz o comunicado emitido para todo o mundo.
A Anistia prossegue. “Conforme noticiado recentemente, o convite que o Deputado Estadual Marcelo Freixo, do Rio de Janeiro, recebeu das organizações Front Line Defenders e Anistia Internacional para viajar à Europa a fim de falar sobre a expansão das milícias, faz parte de
uma campanha internacional que já dura alguns anos. Por todo o mundo, ativistas de direitos humanos continuam trabalhando para acabar com a disseminação das milícias no Rio de Janeiro.
Trata-se de grupos do crime organizado formados, majoritariamente, por ex-agentes da área de segurança pública ou por agentes da ativa que atuam fora do seu horário de serviço”.
Segundo a Anistia, “essas gangues dominam as vidas de centenas de milhares de moradores das comunidades mais vulneráveis do Rio de Janeiro, extorquindo dinheiro, empreendendo negócios irregulares e ilegais, propagando a violência e instituindo currais eleitorais.
Sendo assim, para que se consiga eliminar as milícias, é necessário que se tomem medidas de cunho político combinadas com investigações policiais. Tais ações deverão incluir o combate às atividades econômicas irregulares e ilegais que sustentam esses grupos. Os homens
e mulheres que tiveram a coragem de enfrentar essas gangues criminosas costumam viver sob extremo perigo, como ficou demonstrado, recentemente, pelo assassinato da juíza Patrícia Acioli, por integrantes da Polícia Militar do Rio de Janeiro.”
O comunicado salienta que “há muitos anos que o Deputado Estadual Marcelo Freixo, um ativista de direitos humanos de longa data, tem sido uma das principais figuras públicas cuja face se destaca na luta contra as milícias. Presidente da Comissão de Direitos Humanos da
Assembléia Legislativa do Estado, Marcelo Freixo presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou as atividades desses grupos, resultando em centenas de detenções. Em consequência de seu trabalho, ele vem sofrendo inúmeras ameaças contra sua vida. Por muitos anos, o Deputado tem contribuído com uma campanha internacional
que busca informar o mundo a respeito desses grupos e denunciar sua expansão. Com tal propósito, a Front Line Defenders e a Anistia Internacional convidaram Marcelo Freixo a visitar a Europa em apoio a sua campanha, para encontrar-se com autoridades e ativistas de
direitos humanos a fim de captar apoios que fortaleçam essa ação internacional”.

PF aperta cerco aos ex-chefões do PanAmericano: só Silvio Santos não sabia da roubalheira?



PF aperta cerco aos ex-chefões do PanAmericano: só Silvio Santos não sabia da roubalheira?Foto: Divulgação

LUIZ SANDOVAL FOI OUVIDO HOJE NA POLÍCIA FEDERAL, EM SÃO PAULO; ELE PODE TER AUTORIZADO PAGAMENTO DE BÔNUS MILIONÁRIOS À REVELIA DAS AUTORIDADES DO MERCADO; EX-SUPERINTENDENTE RAFAEL PALLADINO TERIA DADO ROMBO DE R$ 4,3 BI; E SILVIO, SÓ NO SORRISO?

01 de Novembro de 2011 às 18:52
Fernando Porfírio_247 - A devassa no Banco Panamericano está levando a Polícia Federal a indiciar os chefões e ex-executivos da instituição financeira. Nesta terça-feira (1), a PF decidiu enquadrar o ex-presidente do grupo Silvio Santos, Luiz Sandoval. O ex-executivo prestou depoimento na sede da PF, no bairro da Lapa.
De acordo com o advogado de Santoval, Alberto Zacharias Toron, a polícia conclui que o ex-executivo não estava envolvido diretamente nas questões do banco, mas que havia indícios de que ele tinha conhecimento das operações irregulares identificadas na gestão anterior do Panamericano.
Pesa sobre os homens que comandaram o banco de Silvio Santos a suspeita de fraudes contábeis, suposto desvio de valores da instituição financeira em benefício próprio ou de terceiros e ainda indícios de que eles teriam se utilizado de empresas de fachada para destinar o dinheiro desviado.
Na segunda-feira (31) a PF já havia indiciado o ex-diretor superintendente do Panamericano Rafael Palladino. Ele é suspeito de fraudes e rombo de R$ 4,3 bilhões. A polícia indiciou Palladino pelos crimes de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, gestão fraudulenta de instituição financeira e crimes contra o sistema financeiro.
Há duas semanas, a Justiça Federal proibiu todos os antigos dirigentes do Panamericano de deixarem o País e determinou que eles entregassem seus passaportes. De acordo com a decisão, eles estão impedidos também de se comunicar com funcionários e ex-funcionários da instituição.
A decisão que limita os movimentos dos executivos do banco que pertenceu ao grupo do empresário e apresentador de TV Silvio Santos é do juiz Douglas Camarinha Gonzales, da 6ª Vara Criminal Federal em São Paulo. O magistrado é o responsável pelo inquérito policial que investiga as fraudes bancárias.
O juiz mandou a Polícia Federal realizar buscas para a preensão de documentos, computadores, registros contábeis e bens na residência do ex-diretor jurídico do Panamericano, Luiz Augusto Teixeira de Carvalho Bruno.
O indiciamento de chefões do banco têm como base os depoimentos de nove testemunhas e um relatório do de inteligência do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).
As investigações finais sobre as fraudes no Panamericano levaram a Polícia Federal a apontar vários executivos da instituição financeira como os autores dos crimes que provocaram o rombo de R$ 4,3 bilhões no banco. Nesta semana, a PF deverá concluir os indiciamentos dos demais dirigentes.
Além de Palladino e Sandoval, também deve ser ouvido Luiz Augusto Teixeira de Carvalho Bruno, ex-diretor jurídico. Eles deverão deixar o prédio da PF em São Paulo já oficialmente acusados. Na semana passada, foram indiciados Wilson Roberto De Aro, ex-diretor financeiro – que foi apontado por testemunhas como um dos mentores do esquema – e, Adalberto Saviolli, ex-diretor de crédito e cobrança.
Marcos Augusto Monteiro, responsável pela contabilidade do banco, e Eduardo de Ávila Pinto Coelho, ex-diretor de tecnologia, compõem ainda o quadro de acusados da fase final do inquérito.
De acordo com a investigação da PF, o então gerente de contabilidade do banco, Marco Antonio Pereira da Silva, declarou que Wilson Roberto de Aro – ex-diretor financeiro e de relações com investidores – foi UEM ordenou ordenou as fraudes contábeis.
A PF tem em mãos um relatório do Coaf, que compromete ainda mais Aro. O documento mostra que o executivo efetuou dois saques supostamente em desfavor de uma conta de empresa pertencente ao Grupo Silvio Santos, de que teria se desligado em novembro de 2010. O primeiro saque foi em 10 de junho de 2011, no valor de R$ 122,7 mil; o segundo, de R$ 337,2 mil, cinco dias depois.