Foto: Roberto Jayme/AE
A FRASE DITA POR UMA MORADORA DO RECIFE EXPRESSA MAIS DO QUE O DESEJO DE RECUPERAÇÃO DO EX-PRESIDENTE LULA. O POVO JÁ FALA NA VOLTA DELE À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA EM 2014
Gilberto Prazeres e Raphael Coutinho_247 – Mais que o sentimento de solidariedade e a torcida pela recuperação plena da saúde, a batalha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra o câncer na laringe desperta, no imaginário popular - principalmente dos pernambucanos - , o desejo de ver o petista de volta à Presidência da República. Nas ruas e rodas de conversas pelo Estado, é latente a preocupação com a situação vivenciada pelo homem que, para alguns, é sinônimo de transformação social. E essa mesma preocupação parece ser o combustível, quase “Getulista”, para o retorno ao Poder de um líder popular.
Numa volta pelo bairro recifense de Brasília Teimosa, local da primeira visita oficial de Lula como presidente da República, em 2003, a reportagem do PE 247 colheu depoimentos emocionados de pessoas que já pedem o retorno de Lula. Reflexo da mudança promovida pela gestão do petista na infraestrutura local. Lá, o Governo Federal retirou as famosas palafitas, dando lugar a moradias “de verdade”, como classificam os beneficiados.
“Ele ainda é jovem. Tem tempo para se recuperar e voltar a ser presidente”, disse a dona de casa Betânia Silva dos Santos, 36 anos, moradora do local. Mesmo os contrários ao modelo de governo implementado por Lula, fazem questão demonstrar apoio à recuperação do petista. E, curiosamente, com o mesmo pensamento de que 2014 seria o momento da volta de Lula ao Poder. “Desejo a recuperação dele, apesar de não concordar com algumas de suas posições políticas. Todos (os presidentes) foram ruins, mas ele foi o que fez menos besteira”, afirmou o aposentado Francisco Matias de Souza, 67.
O desejo pela recuperação do “único presidente que passou em frente a cada um deles” fez com que muitos moradores locais iniciassem suas orações. “Fiquei triste porque não existiu um presidente como este homem. Eu digo isso porque ele foi o único presidente que passou aqui na porta da minha casa, um bairro pobre do Recife”, contou a dona de casa Maria do Socorro Silva, 63, lembrando o dia em que Lula entregou uma obra de revitalização.
O clima verificado no Recife parece ser só um passo do que pode virar um movimento do tipo “Volta Lula”. Carismático, o ex-presidente pode ainda somar ao seu “currículo de superação” uma vitória pela vida. Para os entrevistados, quem já superou a seca, as dificuldades de ser retirante e que como operário chegou à Presidência da República, o retorno em 2014 seria mais um título a ser ostentado por Luiz Inácio Lula da Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário