sábado, 6 de setembro de 2014

Sobre a Petrobras e os escândalos de corrupção




A sociedade brasileira é corrupta e os políticos refletem essa corrupção. Assim sendo é natural a corrupção na Petrobras, o que não é natural é a impunidade.

Quando Marina e Aécio Neves forem falar de Pré Sal devem medir cuidadosamente cada palavra. O Pré Sal só foi descoberto por uma decisão política do presidente Lula de revitalizar a Petrobras, valorizar nossa mais importante estatal que quando foi entregue pelo desgoverno do PSDB, após uma fracassada tentativa de privatiza-la, estava sucateada, fatiada em vários núcleos que não interagiam entre si, um verdadeiro samba do crioulo doido, com decisões sendo tomadas sem o conhecimento das diversas diretorias que foram criadas e não compartilhavam das decisões estratégicas da companhia. 

A Petrobras vinha de uma tragédia por causa de maus gestores que a dirigiam, o afundamento da P 36 resultando na morte de várias pessoas e prejuízos de milhões de dólares. 

Lula reergueu a Petrobras. Fez os investimentos necessários e durante seu governo descobriu o Pré Sal que cairia nas mãos das petrolíferas estrangeiras se FHC tivesse conseguido privatizar a companhia para desgraça do povo brasileiro que não teria os recursos do Pré Sal destinados à Saúde e à Educação, como determina projeto de lei aprovado no congresso e sancionado pela presidenta, outra decisão política de governo. Do governo da presidenta Dilma. 

Se dependesse de Marina, por questões de um fundamentalismo ambientalista, jamais uma sonda da Petrobras teria chegado aos campos de petróleo onde se encontra a camada do Pré Sal e portanto essa riqueza trilionária jamais seria descoberta. 

Não venha Marina falar de Pré Sal. Você não tem moral para falar de Pré Sal e muito menos Aécio Neves. 

A campanha que se faz contra a Petrobras só tem uma razão de ser: desgastar a companhia, demoniza-la para entrega-la ao capital financeiro internacional. 

O Brasil é um país corrupto. Não é correto dizer que os políticos são corruptos sem antes fazer a afirmação de que corruptos são os cidadãos brasileiros. Os políticos corruptos apenas refletem a sociedade que somos. 

Portanto numa sociedade corrupta como a nossa é natural que haja corrupção na Petrobras, até porque os investimentos feitos para sua expansão envolvem bilhões de reais. Não são milhares e nem milhões de reais. São bilhões geridos por cidadãos egressos de uma sociedade eminentemente corrupta e diante da administração de um orçamento tão extraordinariamente gigantesco, é natural que haja corrupção. 

O que não é natural é que não haja punição e aí cabem aos poderes constituídos investigarem, apontarem os culpados e puni-los exemplarmente, coisa que não acontece por aqui. Essa é a grande verdade, o resto é só hipocrisia dessa sociedade corrupta da qual fazemos parte e temos responsabilidades individuais.

LULA VÊ ELEIÇÃO ATUAL COMO A MAIS DIFÍCIL PARA O PT

Ricardo Stuckert/ Instituto Lula:
Em discurso durante plenária do PT para mobilizar a tropa nos últimos 30 dias antes da eleição, ex-presidente disse nesta sexta-feira que a eleição atual é a mais difícil da história do PT desde a fundação do partido em 1980 e pediu que a militância petista se mobilize para impulsionar a presidente Dilma Rousseff em São Paulo; o cabo eleitoral de Dilma também cutucou o programa de governo da adversária do PSB, Marina Silva, à frente da petista nas pesquisas realizadas no estado; "Não existe do ponto de vista sociológico..."; segundo ele, proposta de autonomia do Banco Central é "papagaiada"

Por Eduardo Simões
SÃO PAULO (Reuters) - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira que a eleição atual é a mais difícil da história do PT desde a fundação do partido em 1980 e pediu que a militância petista se mobilize para impulsionar a presidente Dilma Rousseff em São Paulo.
Em discurso durante plenária do PT para mobilizar a tropa nos últimos 30 dias antes da eleição, Lula disse ser "uma questão de honra para nós" que Dilma vença Marina no Estado. As últimas pesquisas mostraram a presidente bem atrás da candidata do PSB em terras paulistas.
O ex-presidente também disse que não tem "divergências pessoais" com Marina, que foi sua ministra de Meio Ambiente, mas cutucou o programa de governo da adversária.
"Não existe do ponto de vista sociólogico... nenhuma explicação para a Dilma estar perdendo a eleição aqui em São Paulo", disse Lula, que avaliou que ainda levará muito tempo para que sociólogos e especialistas entendam o "fenômeno" que aconteceu na disputa presidencial deste ano após a morte de Eduardo Campos, que era o candidato do PSB ao Planalto.
"Falta discutir política... nós precisamos debater", pediu ele aos militantes.
Lula, que disse estar "destrinchando" o programa de governo apresentado por Marina no fim de agosto, fez críticas às propostas defendidas por sua ex-ministra e disse ter dúvidas se ela tinha lido o programa.
"Eu sinceramente não sei se a companheira Marina leu o programa que fizeram para ela", disparou. "Se ela leu, ela não aprendeu nada com as discussões que nós tivemos", emendou,
Os principais pontos do programa marineiro criticados por Lula foram a defesa da redução do papel dos bancos públicos, a intenção, segundo ele, de Marina reduzir investimentos no pré-sal e a defesa da institucionalização da autonomia do Banco Central.
"O que a elite brasileira quer é que a gente se eleja presidente para a elite governar", disse Lula ao comentar a proposta de autonomia formal do BC defendida por Marina,
Antes do discurso de Lula, outros petistas que usaram o microfone também atacaram Marina por sua defesa da institucionalização da autonomia do BC.
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, por exemplo, disse que no PT, quando um banqueiro quer discutir política com o partido, tem de fazer numa plenária como a realizada nesta sexta e que os petistas não vão deixar que um banqueiro redija "o nosso programa de governo".
Já o presidente do PT, Rui Falcão, disse que o partido jamais daria um "cheque em branco ao Banco Itáu". Os dois se referiam ao fato de Neca Setúbal, uma das herdeiras do Itaú Unibanco , ser uma das coordenadoras do programa de governo de Marina.
Em seu discurso, Lula disse que não falaria sobre o candidato do PSDB, Aécio Neves, atualmente numa distante terceira posição nas pesquisas, enquanto Dilma e Marina disputam a liderança no primeiro turno.
Mas não perdeu a chance de ironizar a entrevista dada pelo tucano ao Jornal da Globo nesta semana, na qual o tucano repetiu diversas vezes que era preciso ter "previsibilidade".
"Ele falou, acho que umas 200 vezes, a palavra previsibilidade. Todas as perguntas que faziam para ele, ele falava 'é preciso ter previsibilidade'. Mas e a seleção brasileira? Previsibilidade", ironizou.
Para Lula, apesar de Aécio gostar tanto de previsibilidade, quando os tucanos governaram "acabaram com o país", numa crítica ao governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso quando o Brasil teve de recorrer ao Fundo Monetário Internacional.
http://www.brasil247.com/pt/247/poder/152589/Lula-v%C3%AA-elei%C3%A7%C3%A3o-atual-como-a-mais-dif%C3%ADcil-para-o-PT.htm