sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Aloysio pede prévias e põe Alckmin em xeque


Aloysio pede prévias e põe Alckmin em xequeFoto: MARCIO FERNANDES/AGÊNCIA ESTADO

Senador sempre foi o melhor interlocutor de José Serra, mas também dialoga com o governador Geraldo Alckmin; hoje, no interior, pediu prévias, o que significa que aceita ser candidato no processo; união só depende Alckmin


26 de Agosto de 2011 às 15:35
Marco Damiani_247 – O senador Aloysio Nunes Ferreira está pronto para resolver um ‘problemão’ para o PSDB. Ao propor a realização de prévias no partido para a escolha do candidato a prefeito de São Paulo em 2012, como declarou hoje pela manhã à Agência Estado, ele dá uma chance ao governador Geraldo Alckmin para lhe fazer eco. Se Alckmin topar, todos os pré-candidatos do partido seguirão atrás e, com isso, as chances dos tucanos saírem unidos para uma disputa decisiva aumentam sobremaneira. Melhor ainda, por um caminho diferente do PT, que parece aceitar uma pajelança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e uma rápida exposição de pré-candidaturas à sua base para escolher, pela cúpula, quem será o seu concorrente. Isso se a senadora Marta Suplicy não desistir antes – ao 247 ela adiantou, semanas atrás, que vai “até o fim” -, o que tornaria o ministro Fernando Haddad, apadrinhado por Lula, uma pule de dez: de tão favorito, apenas devolveria a aposta.

Aloysio é, sem dúvida, o maior interlocutor de José Serra em São Paulo. E só está fazendo esse calculado movimento de, implicitamente, aceitar ser candidato, sem precisar declarar isso agora, porque está em sintonia com Serra. Ao mesmo tempo, porém, ele é capaz de ter um diálogo de bom nível com Alckmin, o que dependeria até menos dele, Aloysio, e mais de Alckmin. O governador já deu mostras, este ano, de que tem a sua própria tropa de choque partidária e, ao provocar uma diáspora entre os vereadores tucanos, enfeixou o controle do partido. Agora, ainda que procure outros assuntos e adie seu posicionamento, Alckmin pode até aceitar as prévias, e ainda assim trabalhar para outro candidato. Se, por outro lado, resolver aceitar o desafio feito por Aloysio, é até capaz de unificar os tucanos. Em resumo, com o movimento de Aloysio, o PSDB se aproximou mais da sua hora da verdade.

A seguir, notícia da Agência Estado veiculada às 11h17 de hoje:

O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) defendeu hoje, em entrevista à Agência Estado, a realização de prévias no PSDB para definir a candidatura a prefeito de São Paulo nas eleições de 2012. "As prévias são uma boa forma de disputa e temos tempo para isso", disse o parlamentar. Ele se negou a comentar uma eventual pré-candidatura dele à sucessão do prefeito Gilberto Kassab (sem partido) e ratificou não ter interesse na disputa.


Ontem cedo, o próprio Kassab defendeu os nomes de Aloysio e do ex-governador José Serra (PSDB) como bons candidatos a prefeito de São Paulo. "Eu não quero mais falar sobre isso, o assunto está encerrado", disse hoje o senador, que está em Colina (SP) na inauguração de uma unidade produtora de etanol da Guarani S.A.

Nenhum comentário: