terça-feira, 20 de setembro de 2011

Estudantes baianos cercam Lula, que desconta no PFL

                           

Estudantes baianos cercam Lula, que desconta no PFL
 
Foto:

 

 

"Tem dinheiro para a Copa, mas não tem para a Educação", questionaram os estudantes da UFBA, onde o ex-presidente recebeu o título de doutor honoris causa; Lula preferiu mirar na oposição e disse que é "piada o PFL falar em honestidade"



20 de Setembro de 2011 às 15:47

Victor Longo_Bahia247, com Agência Estado - O presidente Lula já recebeu em Salvador o título de cidadão honoris causa da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mas nem tudo são flores durante a visita do hiperpopular ex-presidente à boa terra. Estudantes da UFBA estão na Reitoria da universidade, localizada no bairro do Canela, protestando contra a presença do presidente e reivindicando mais investimento para a educação. Depois de alguns minutos sem conseguir entrar no Salão Nobre da Reitoria, onde Lula recebe a condecoração, os alunos conseguiram driblar a segurança da UFBA e tiveram acesso ao local.

Entre as reivindicações do grupo estão o aumento acervo bibliográfico da Universidade, a reforma da residência universitária do Canela, a abertura imediata da residência universitária de Ondina. Eles pedem também que 10% do PIB sejam destinados à Educação. Além disso, são contrários à privatização dos serviços públicos e exigem mais segurança em todos os campus da universidade. "Já estamos reivindicando há uma semana, mas aproveitamos a presença do presidente para ser ouvidos", disse ao Bahia 247 o estudante de Enfermagem Ruan Vergne, membro do Diretório Acadêmico do curso.

Ainda em Salvador, o ex-presidente comentou as denúncias de corrupção que vêm atingindo ministros e outros colaboradores do governo federal e chamou de "piada" as acusações provenientes da oposição.
Segundo o ex-presidente, a "corrupção só aparece quando é investigada" e a presidente Dilma Rousseff "está correta" na condução dos casos. "Ninguém pense que ficará impune se fizer alguma coisa errada", afirmou. "Se ela souber, ela vai passar a vassoura", brincou.

Para Lula, porém, há casos em que caberia uma defesa mais enérgica por parte dos acusados. "Político tem de ter casco duro", disse, ao se referir à saída do ex-ministro do Turismo, Pedro Novais. "Se o político tremer a cada vez que alguém disser alguma coisa errada dele, se ele não enfrentar a briga para provar que estava certo, as pessoas vão sair (do governo) mesmo."

De acordo com ele, o tema corrupção não deve estar no centro da preocupação do governo. "Eu não me assusto, porque a corrupção passou a ser o único tema da direita do Brasil", acredita. "De repente, você vê o PFL falando em honestidade. Aí, você não sabe se é piada..."
Reportagem: Matheus Morais e Camila Vieira_Bahia 247

Nenhum comentário: