quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Populismo de Maia e Garotinho mira Paes




Populismo de Maia e Garotinho mira PaesFoto: DIVULGAÇÃO

CHAPA ANUNCIADA COM FILHO E FILHA DE PAIS QUE SEMPRE VIVERAM ÀS TURRAS BUSCA JUNTAR CONSERVADORES CONTRA ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO DO RIO; CENÁRIO PARA ELEIÇÃO CARIOCA ESTÁ PRONTO; “NOSSO ACORDO É TÁTICO”, DIZ GAROTINHO

06 de Outubro de 2011 às 12:40
Evam Sena_247, em Brasília – Quem te viu e quem te vê. Inimigos ferrenhos por mais de uma década, que trocaram farpas e agressões públicas, o ex-prefeito do Rio de Janeiro César Maia (DEM) e o deputado federal Antony Garotinho (PR) se uniram para tentar derrotar o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), na tentativa de reeleição no ano que vem.
Vai ficar tudo em família. O candidato a prefeito será o filho de César Maia o deputado Rodrigo Maia (DEM), e a vice, a filha de Garotinho a deputada estadual Clarissa Garotinho (PR). "O cabeça vai ser o Rodrigo Maia, e a Clarissa é a vice", confirma Garotinho.
A aliança vai se repetir em outros municípios. O DEM terá o candidato a prefeito em Nova Iguaçu, Maricá e Itaperuna, e o PR em Volta Redonda, São Gonçalo, Duque de Caxias e Campos, onde a mulher de Garotinho, Rosinha, tentará a reeleição.
Em comum, Maia e Garotinho tinham a oposição ao governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o rompimento com Leonel Brizola (PDT). Além é claro, de denúncias de corrupção nas costas. Embora aleguem que a aliança não esteja programada para se estender até 2014, a aliança tem Cabral como mira. “O nosso acordo é tático. Queremos combater o PMDB; não deixar Sérgio Cabral dominar politicamente o Estado”, afirmou Rodrigo Maia.
Os antigos adversários ensaiaram uma aproximação ainda nas eleições de 2010, mas não prosperou por divergências internas nos partidos. Depois que Garotinho foi eleito deputado federal, no ano passado, e passou a encontrar-se com Rodrigo Maia, foi selada a coligação. Unido com Garotinho, Maia pretende conquistar os votos dos evangélicos. “Não é um asfalto que vai dar o voto se, junto com esse asfalto, não vier alguém que ele [eleitor] diz “me representa, está comigo”, avaliou César Maia em entrevista no início do ano ao jornal O Globo.
Garotinho e César se enfrentam em 1998 nas eleições para o governo do Rio, com vitória do primeiro. Desde então, os dois trocam ofensas publicamente. Em 2006, o ex-prefeito associou Garotinho com “corrupção”, “desvios de conduta”, “o que há de pior no Rio de Janeiro e no Brasil”. "”Nós temos práticas políticas, idéias políticas que são antagônicas ao do Garotinho, comportamentais, inclusive, portanto, onde o Garotinho está nós não estaremos”, disse Maia há 5 anos.
Garotinho já insinuou enriquecimento ilícito de Cesar. “Cesar Maia é figura conhecida por suas estripulias. Ele é acostumado a inventar notícias em blog, a criar factóides, mentiras, ofender pessoas. Em termos de ética, não reconheço autoridade [nele] para falar a meu respeito. Tenho 25 anos de vida pública. Meu patrimônio é exatamente o mesmo de quando comecei”, disse em 2006.

Nenhum comentário: