quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Briga de torcedores em jogo de futebol no Egito causa mais de 70 mortes



Jogadores e comissão técnica da equipe visitante foram agredidos; muitos torcedores foram pisoteados

Uma briga generalizada em um jogo do Campeonato Egípcio de futebol deixou ao menos 73 pessoas mortas e 136 feridas nesta quarta-feira (01/02) em Port Said, nordeste do país. A confusão começou quando, ao final da partida entre Al Masri (equipe local) e Al Ahly, torcedores locais invadiram o gramado e passaram a agredir a equipe adversária e sua comissão técnica.

Efe


Toda a delegação do Al Ahly correu para o vestiário e os torcedores voltaram-se então para a torcida visitante adversária, em menor número no estádio.

De acordo com informações publicadas pela Agência Efe, as vítimas sofreram fraturas no rosto e hemorragias internas. Muitos foram pisoteados durante a confusão e outros foram sufocados.

Um torcedor que estava presente no estádio, Hosam Mohammed Mustafá, declarou que a situação estava tranqüila durante a partida. No entanto, a cada vez que o Al Masri marcava um gol, torcedores invadiam o gramado para comemorar. O time da casa venceu o Al Ahly por 3 a 1, de virada, quebrando a invencibilidade do adversário, o que teria provocado a euforia inicial.

Em entrevista ao portal de notícias egípcio Ahram Online, o lateral do Al Ahly, Ahmed Fathi, afirmou que todos os jogadores “foram brutalmente agredidos”. Já o meia Mohamed Abou-Treika, em entrevista à emissora oficial do clube, disse que viu “um torcedor morrer na sua frente”.

Outro jogador do clube, no entanto, questionou a atuação dos policiais presentes no estádio. “Não tinha ninguém para nos proteger”, reclamou o meia-atacante Mohamed Barakat. O técnico do Al Ahly, o português Manuel José, endossou as críticas do jogador.

“Me trouxeram para um quartel. Alguns de nossos torcedores chegaram a entrar no vestiário. Mas, os jogadores da nossa equipe estão todos bem. Eu é que não consegui voltar para o vestiário. A culpa é dos soldados, havia dezenas deles, e policiais também. Desapareceram todos e foi um caos completo”, acusou, em entrevista à emissora portuguesa SIC.

As dezenas de feridos foram levados aos hospitais da região e o número de mortos ainda pode crescer consideravelmente. A Federação de Futebol do Egito suspendeu por tempo indeterminado o campeonato nacional.

Segundo o delegado municipal de Saúde, Helmy Ali al Atnye. Ele explicou que a maioria dos falecidos perdeu a vida em razão de fraturas no rosto ou hemorragias internas.

 http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/19588/briga+de+torcedores+em+jogo+de+futebol+no+egito+causa+mais+de+70+mortes.shtml

Nenhum comentário: