segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

PMs cercados por Exército apelam para arcebispo



PMs cercados por Exército apelam para arcebispoFoto: LÚCIO TÁVORA/ AGÊNCIA ESTADO

ARCEBISPO DE SALVADOR E PRIMAZ DO BRASIL, D. MURILO KRIEGER VIROU PERSONAGEM DO MOVIMENTO QUE COMPLETA SETE DIAS; ELE RECEBEU AS ASSOCIAÇÕES DE PMS NA SEDE EPISCOPAL; ACORDO NÃO FOI ALCANÇADO; 93 HOMICÍDIOS JÁ FORAM REGISTRADOS DURANTE A PARALISAÇÃO; FORÇA NACIONAL ISOLA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, ONDE GREVISTAS ESTÃO ACUADOS; MOVIMENTO PODE VIRAR NACIONAL

06 de Fevereiro de 2012 às 17:44
247 - Até o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, se tornou hoje personagem da greve da Polícia Militar da Bahia, Estado que, durante o movimento que completa agora sete dias, registrou 93 homicídios, numa elevação sem precedentes dos niveis de violência. Na tentativa de negociar com o Exército o fim ao cerco feito por 600 homens à Assembleia Legislativa, onde muitos PMs e suas famílias estão acampados, cinco associaçóes de classe marcaram uma reunião com o comandante da operação na casa do arcebispo. Mas não se chegou a nenhum resultado concreto. Nos início da tarde, os grevistas recusaram uma proposta de reajuste salarial de 6,5%, oferecido pelo governo do Estado, e resolveram manter a greve.
A imprensa foi afastada do entorno da Asembleia, onde os acampados estão cercados. Perto do meio-dia, houve dispartos de bombas de gás lacrimogêneo e tiros com balas de borracha. um PM ficou gravemente ferido no rosto. Também outro soldado e um cinegrafista foram atingidos.
Paralisação nacional?
Raphael Coutinho_PE247 – Três integrantes da Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco (ACS-PE) viajaram, nesta segunda-feira (6), para Salvador com o objetivo de acompanhar de perto o movimento grevista que ocorre em toda a Bahia. Solidários com a manifestação no Estado vizinho, seguiram para a capital baiana o coordenador da associação, Renílson Bezerra, o diretor José Carlos dos Santos e o advogado Adalberto Neto. Segundo a própria ACS-PE, existe uma possibilidade de movimento nacional, articulado pela Associação Nacional de Praças (Anaspra). Ainda esta semana haverá uma reunião com associações de todo o País.
No próprio site da ACS-PE (www.acspe.com.br), existe um comunicado informando que “a qualquer momento a Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados (ACS – PE) estará convocando uma Assembleia Geral para discutir assuntos de interesse da tropa, especialmente sobre as escalas de trabalho “escravizantes”, a falta de previsão das promoções e outras reivindicações que não foram atendidas, o que vem gerando grande insatisfação entre PMs e BMs (Bombeiros Militares)”.
NÚMEROS
O número de assassinatos contabilizados durante a greve da PM na Bahia é mais da metade dos 172 homicídios registrados em todo mês de fevereiro de 2011. Também foram contabilizados 235 veículos roubados entre 31 de janeiro e hoje.
Em fevereiro de 2011 foram 346 carros subtraídos. As informações são do jornal A Tarde. A proposta do governador foi de 6,5%, um reajuste que apenas corrige o salário de acordo com a inflação.

Nenhum comentário: