quarta-feira, 27 de junho de 2012

Serra lidera em SP, mas Russomanno continua a subir, diz pesquisa


De R7

Pré-candidato do PRB agora tem 24% das intenções de voto, contra 31% tucano
O pré-candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, avançou mais três pontos e agora aparece com 24% das intenções de voto na disputa paulistana, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (27).
O tucano José Serra continua à frente, com 31% da preferência do eleitorado (tinha 30%), mas já com o segundo colocado bem mais próximo. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, na prática Russomanno pode oscilar entre 21% e 27%, enquanto Serra ficaria entre 28% e 34%. Neste caso, a diferença entre os dois se reduz.
Se a eleição fosse hoje, a dupla faria o segundo turno.
O pré-candidato do PT, Fernando Haddad, que na última pesquisa, feita entre os dias 13 e 14 de junho, alcançou 8%, perdeu um pouco do fôlego e recuou para 6%, oscilando dentro da margem de erro.
Ao lado dele, com o mesmo percentual, estão Soninha Francine (PPS), Gabriel Chalita (PMDB) e Netinho de Paula (PCdoB), que anunciou nesta semana sua saída da corrida eleitoral para apoiar justamente o ex-ministro da Educação petista. Paulinho da Força, pré-candidato do PDT, tem 3% das intenções de voto.
Carlos Giannazi, do PSOL, aparece com 1%. Luiz Flavio D'Urso, do PTB, e Levy Fidelix, do PRTB, não pontuaram. Do total de pessoas ouvidas, 11% disserram que votariam em branco ou anulariam, e 5% ainda não sabem que candidato escolher.
Para fazer o levantamento, o Datafolha ouviu 1.081 pessoas na capital paulista entre os dias 25 e 26 de junho. A pesquisa foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo com o número 87/2012.
Ascensão
Russomanno, que é jornalista e ex-deputado federal, mantém trajetória constante de alta desde o mês de janeiro, quando aparecia com 17% das intenções de voto, de acordo com o Datafolha.
Em março, chegou a 19%, passou a 21% no começo de junho e agora chega a 24%.
Nesta pesquisa mais recente, ele chega a liderar a disputa entre os eleitores com idade entre 35 e 44 anos, com 30% das intenções de voto, quatro pontos à frente de Serra. O índice de rejeição de Russomanno é de apenas 11%, um dos mais baixos, embora ele seja conhecido por 92% dos eleitores. Os campeões de rejeição são Netinho (36%) e Serra (35%).
Na pesquisa espontânea, quando os eleitores são perguntados sobre os candidatos sem ver nenhuma lista de nomes, o representante do PRB aparece com 7%. Neste cenário, Serra tem 13%, Haddad aparece com 3% e Chalita, com 2%.

Nenhum comentário: