segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Deputado e prefeito vão defender atendimento de médico cubano





Mais Médicos: Deputado Pimenta e Prefeito de Candiota reagem à posição do SIMERS e vão ao Ministério da Saúde nesta terça (4)
Da assessoria do deputado, por e-mail

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) e o Prefeito de Candiota (RS), Luiz Carlos Folador, pedem que o Ministério da Saúde arquive a solicitação do Sindicato dos Médicos do RS, que pode levar ao descredenciamento do município gaúcho do Programa Mais Médicos, após um médico cubano ter sido autorizado pela administração municipal a fazer atendimento a um paciente em estado grave. Na ocasião, não havia médicos no Hospital de Candiota.

O deputado Pimenta marcou para amanhã (4), às 9h, uma reunião com o responsável pelo Programa Mais Médicos do Ministério da Saúde, Felipe Proenço de Oliveira. O Prefeito de Candiota já está na capital federal e também participa da agenda.

Luiz Carlos Folador lembra que se tratava de um caso emergencial e que o município poderia, inclusive, ser denunciado por omissão de socorro. Além da exclusão de Candiota do Mais Médicos, o SIMERS busca também o descredenciamento do médico cubano que realizou o atendimento.

Já o deputado federal Paulo Pimenta diz que não é razoável que a população do município seja prejudicada e que até mesmo o Programa Mais Médicos não se viabilize por visões corporativistas.

“Não é possível querer que brasileiros continuem condenados, sem acesso à saúde, porque médicos brasileiros não aceitam trabalhar em pequenos centros urbanos e também por razões ideológicas e até mesmo de preconceito contra profissionais estrangeiros. Essa questão corporativista já foi vencida, o Programa Mais Médicos foi uma decisão ousada e correta do Governo Federal que está levando atendimento a 23 milhões de brasileiros”, enfatiza Pimenta.

Candiota possui cerca de 10 mil habitantes e fica localizada na região da Campanha do estado do Rio Grande do Sul. De acordo com informações da administração municipal, nenhum dos médicos que atuam na cidade reside em Candiota.

http://www.viomundo.com.br/denuncias/deputado-e-prefeito-vao-defender-atendimento-de-medico-cubano.html

Nenhum comentário: