domingo, 9 de fevereiro de 2014

O avanço da direita fanática no SBT






Propaganda do mestre com concessão pública

Propaganda do mestre com concessão pública


O episódio Sheherazade jogou luzes sobre o tipo de jornalismo feito por Sílvio Santos no SBT.




O baixo Ibope fez com que ninguém prestasse atenção à linha editorial do SBT.




Hoje, o jornalismo do SBT é uma máquina vibrante e histérica de
propaganda de direita fanática. Tudo isso se faz sem que sejam
questionados os limites do que você pode fazer numa concessão pública
como é o caso das emissoras de televisão.




Vale tudo? É o que parece.




Scheherazade está longe de ser um caso isolado no SBT. Ela tem uma
espécie de irmão gêmeo num comentarista da afiliada do SBT em Curitiba,
Paulo Eduardo Martins.


Martins se dedica em regime de 24 por 7 a louvar a direita e a dar
cacetadas na esquerda. Num comentário, ele se referiu a Che Guevara como
um “porco comunista”.




Em dois outros, ele vendeu livros de extrema direita. Um de Olavo de
Carvalho, um homem de “inteligência sublime”,  e outro de seu discípulo
Rodrigo Constantino.




Quer dizer: uma concessão pública está sendo usada para fazer
propaganda de extrema direita  – sem que ninguém pelo menos debata se
isso pode.




Admiradores de Martins, talvez instigados por ele mesmo, fazem
pressão agora para que Sílvio Santos o coloque no SBT nacional ao lado
de Scheherazade.




Circula até um abaixo assinado na internet endereçado ao chefe de jornalismo da emissora.




O jornalista Lino Bochinni, num artigo sobre Scheherazade, notou a
responsabilidade do governo em não fazer nada para ao menos levantar a
discussão sobre casos de incitamento ao ódio na televisão.


Alguma autoridade deveria ao menos se pronunciar sobre o caso para
dizer algo do gênero: “Ei, estamos vendo isso, e não nos agrada muito.”




Lembremos que, ao fim, a pregação ultradireitista é dirigida
claramente contra o PT e, por extensão, contra os brasileiros que
elegeram o partido nas urnas.




Com a omissão do governo, a brigada de ultradireita vai avançando na mídia corporativa.


Na Veja, foi como se Roberto Civita saísse por uma porta para que Olavo de Carvalho entrasse por outra.




No SBT, Sílvio Santos não precisou sair por porta nenhuma para que o
mesmo acontecesse. Certamente ele a abriu para o pensamento de extrema
direita.


O avanço dos ultraconservadores é uma ameaça à democracia, como sabemos pelas trágicas lições de 1954 e 1964.




Que concessões públicas sejam utilizadas para promover
escancaradamente uma causa tão sinistra é algo que desafia a
inteligência e o bom senso mais elementares.



http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-avanco-da-direita-fanatica-no-sbt/



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