domingo, 13 de julho de 2014

O quarto título mundial da Alemanha ensina o caminho para o futebol mundial. Mesmo sofrendo na final

A final da Copa do Mundo não deixou a impressão de que a Alemanha deu a lição de como jogar futebol moderno. Não jogou uma grande partida, mas só porque esbarrou nas duas linhas bem montadas de marcação impostas por Alejandro Sabella. Às costas delas, apenas Thomas Muller no primeiro tempo conseguiu aparecer.

Toni Kroos não jogou bem, marcado por Biglia na maior parte do tempo. Schweinsteiger e Phillip Lahm conduzieram a equipe ao ataque, mas com muita dificuldade para chegar ao ataque.
Apesar da dificuldade e da vitória apenas na semifinal, a Alemanha dá sim a lição de como jogar hoje em dia. Compactação, troca de passes e aceleração no último terço do campo.

Mario Gotze decidiu postando-se como centroavante depois de Miroslav Klose cansar. Mas também foram impecáveis as atuações de Schurrle, autor da jogada e do passe para o gol do título. E Boateng, que bloqueou cinco contra-ataques da Argentina.

A Alemanha merece pelo trabalho dos últimos catorze anos.

Muita gente ficou até com gosto de que dava para ganhar, pela partida final, em que a Alemanha esbarrou num time organizado e seguro. Mas foi justamente por não ser organizada nem segura na semifinal de Belo Horizonte que o Brasil caiu.

O destino do Brasil poderia mesmo ser a semifinal, por ter dois protagonistas de 22 anos. Mas não precisava do escândalo do 7 x 1. A Argentina mostrou como se poderia evitar.

http://espn.uol.com.br/post/425274_o-quarto-titulo-mundial-da-alemanha-ensina-o-caminho-para-o-futebol-mundial-mesmo-sofrendo-na-final





Nenhum comentário: