terça-feira, 5 de julho de 2011

PIG volta atacar com onda de escandalização do nada.

Oposição quer explicações sobre contratos de empresa de senador

ANA CAROLINA MORENO
DE SÃO PAULO

O PSDB afirmou nesta segunda-feira (4) que pretende apresentar requerimentos de convite ao presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, para que ele preste informações sobre contratos firmados entre a estatal e a Manchester Serviços, empresa do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE). Os requerimentos serão apresentados nas comissões de Fiscalização Financeira e Controle e de Minas e Energia da Câmara nesta terça-feira (5).

Reportagem publicada no jornal "O Estado de S. Paulo", no domingo (3), afirma que a Manchester fechou oito contratos com a estatal entre fevereiro de 2010 e junho de 2011 para o fornecimento de mão de obra terceirizada na Bacia de Campos, onde a Petrobras explora reservas de pré-sal no Rio de Janeiro.
O valor dos contratos, todos feitos com dispensa de licitação, somam mais de R$ 50 milhões, segundo o jornal.

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) afirmou que também vai pedir, na reunião da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, na quarta-feira (6), a convocação de representantes da Petrobras para prestarem esclarecimentos sobre os contratos sem licitação fechado em 2010 e 2011 com a empresa.

Segundo Rodrigues, Oliveira adiantou a ele, por telefone, as explicações que deve oferecer nesta terça-feira (5) no plenário da Casa. De acordo com o senador do PSOL, Eunício disse que se afastou da empresa antes de ser empossado em mandatos públicos.
Apesar de considerar "razoáveis" as explicações do colega, Rodrigues afirmou que "não está esclarecida a natureza do contrato nem o valor dos contratos" da Petrobras. "Desse ponto de vista, creio que são necessárias melhores explicações", disse.

Além dos requerimentos na Câmara, o PSDB também afirmou, em nota, que pretende solicitar uma auditoria especial do TCU (Tribunal de Contas da União).
A reportagem tentou falar com Eunício nesta segunda-feira, mas ninguém atendeu em seu gabinete.

A Petrobras, em nota, afirmou que os contratos com a empresa foram regulares e que a Manchester é fornecedora de serviços à Petrobras desde 2001.

Nenhum comentário: