Foto: LEONARDO SOARES/AGÊNCIA ESTADO
A PEDIDO DO LÍDER DO PT NA CÂMARA, PAULO TEIXEIRA, DEPUTADOS FEDERAIS JILMAR TATTO E CARLOS ZARATTINI SE RETIRAM DA CORRIDA ELEITORAL EM SÃO PAULO E DEIXAM O CAMINHO LIVRE PARA O MINISTRO DA EDUCAÇÃO; ANÚNCIO SERÁ FEITO NESTA SEXTA; CANCELAMENTO DAS PRÉVIAS É VITÓRIA DO EX-PRESIDENTE LULA
247 – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu dar o primeiro passo de uma missão que parecia impossível. Nesta quinta-feira, os deputados federais Jilmar Tatto e Carlos Zarattini retiraram suas pré-candidaturas à Prefeitura de São Paulo, segundo o portal IG, deixando o caminho livre para o ministro da Educação, Fernando Haddad. Os apelos de Lula já tinham levado a senadora Marta Suplicy a abandonar suas pretensões eleitorais para o próximo ano e, com a desistência dos dois deputados, que ainda precisam consultar suas bases sobre a decisão, o PT enterra de vez as prévias planejadas para escolher o candidato às eleições municipais de São Paulo em 2012.
O cancelamento das prévias do PT em São Paulo será anunciado nesta sexta-feira na sede do PT nacional na capital paulista. A decisão dos concorrentes em favor da candidatura de Haddad foi resultado de reunião realizada na tarde desta quinta-feira em Brasília. O encontro foi convocado pelo líder do PT na Câmara, deputado Paulo Teixeira (SP) e por sugestão do ex-presidente do PT Ricardo Berzoini (SP).
Na casa do presidente da Câmara, Marco Maia, Teixeira fez um apelo em nome da unidade do partido e solicitou a não realização das prévias. Ao abandonar a campanha, contudo, Tatto e Zarattini não saem de mãos abanando. Muito pelo contrário. Enquanto o gesto de desprendimento de Tatto o credencia para pleitear a liderança do partido na Câmara em 2013, Zarattini se fortalece entre os líderes da coordenação da campanha de Haddad.
Nenhum comentário:
Postar um comentário