terça-feira, 29 de novembro de 2011

Ronaldo assume Copa com conflito de interesses



Ronaldo assume Copa com conflito de interessesFoto: Divulgação

FENÔMENO PODE SUBSTITUIR RICARDO TEIXEIRA NO COMITÊ ORGANIZADOR DA COPA DE 2014, MAS SUA POSSÍVEL ATUAÇÃO PARALELA COMO EMPRESÁRIO JÁ CAUSA INCÔMODO; LUCAS, NEYMAR E LEANDRO DAMIÃO, QUE MIRAM A COPA, SÃO AGENCIADOS PELA 9INE

29 de Novembro de 2011 às 15:23
247- Após muitas especulações, Ronaldo aceitou o convite de Ricardo Teixeira e foi anunciado como o presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 (COL). Quem estava no cargo era o próprio presidente da CBF, o que era visto com maus olhos pelos especialistas, já que o COL deveria ser um elo entre a confederação local e as entidades públicas. O anúncio de Ronaldo, por outro lado, também não agradou tanto, já que hoje ele atua como empresário no ramo.
Em Copas anteriores, craques dos países sede já ocuparam o cargo que organiza internamente o principal evento esportivo do mundo. Franz Beckenbauer foi o responsável na Alemanha, enquanto Michel Platini foi o presidente do COL na França, antes de ser eleito presidente da UEFA e principal candidato à sucessão de Joseph Blatter na FIFA.
Embora Ronaldo tenha afirmado que vai exigir autonomia para permanecer no cargo – em resposta ao temor de que ele seja apenas uma marionete de Teixeira –, seu envolvimento com marcas patrocinadoras e a atuação como empresário de jogadores já levanta suspeitas. Ao saber da nomeação, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) destacou o conflito de interesses. A empresa de Ronaldo, 9ine, agencia Neymar e Ganso, do Santos, Leandro Damião, do Internacional de Porto Alegre, e Lucas, do São Paulo.
Fenômeno dentro de campo e cada vez mais também fora dele, Ronaldo deve se reunir com os mandatários do futebol brasileiro nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, para resolver os últimos detalhes. O anúncio oficial será feito em entrevista coletiva já marcada para a quinta-feira, às 11 horas. A opção por deixar o COL soa como tentativa de Ricardo Teixeira de deixar os holofontes. O presidente da CBF vem sendo alvo frequente de denúncias desde que o Brasil foi indicado para sediar a próxima Copa do Mundo.

Nenhum comentário: