domingo, 8 de janeiro de 2012

Serra se enrola no Twitter e confunde público e privado



Serra se enrola no Twitter e confunde público e privadoFoto: Reprodução

O DESTINATÁRIO DA DM É UMA INCÓGNITA, MAS TODO MUNDO FICOU SABENDO O QUE A MENSAGEM DIZIA

08 de Janeiro de 2012 às 15:52
Lucas Reginato _247 - José Serra é um dos políticos que mais usam o Twitter e, por isso, angariou quase 900 mil seguidores. Para se ter uma ideia, o também tucano Geraldo Alckimin tem menos de 100 mil. Mas mesmo com uma rede vasta de amigos online, o ex-governador de São Paulo não está livre de se atrapalhar pelas mídias sociais. Neste sábado, 7, ele acabou mandando para todo mundo uma DM (Direct Message), uma mensagem pessoal.
“Antes de + nada, feliz 2012 para você. Parabéns pela nota e obrigado pela defesa. O procurador é da turma do MSD: movimento dos sem decoro”, escreveu ele para quem quisesse ler. Muito se especulou sobre quem seria o destinatário do agradecimento – a maioria afirmou que a mensagem seria direcionada ao autor do editorial do jornal Estado de S. Paulo elogiado pelo político sete horas antes da gafe.
A hipótese ganhou força, mas é improvável, devido ao tempo de distância entre uma e outra menção e porque, no editorial intitulado “Falta também gerência”, nenhuma menção a procurador algum é feita.
José Serra, embora tenha menos seguidores do que a presidente Dilma Rousseff (quase um milhão), é um dos nomes mais presentes no microblog e provavelmente o principal tucano. Seus tuítes são constantes e comentam sua agenda e o cenário político atual.
Durante o ano de 2010, nas campanhas eleitorais, ele postou 340 mensagens, enquanto suas duas maiores concorrentes, Marina Silva e Dilma, postaram, respectivamente, 222 e 65. Os dados são do projeto neofluxo, que se dedica ao estudo do fluxo de informação no Twitter.
A presidente diminuiu consideravelmente a frequência de postagem no Twitter, assim como Marina Silva, que se afastou da política partidária. Serra, por outro lado, não tirou o pé do acelerador e continuou atraindo novos seguidores. De qualquer forma, por mais assíduo que seja no microblog, ele também está sujeito a gafes, que, se tratando de um nome tão grande na esfera pública, ganham grandes proporções.

Nenhum comentário: