terça-feira, 24 de abril de 2012

CPI da Arapongagem é instalada em Brasília



CPI da Arapongagem é instalada em BrasíliaFoto: Andressa Anholete/247 (30.08.2011)

COMISSÃO VAI INVESTIGAR ESCUTAS TELEFÔNICAS E GRAMPOS ILEGAIS FEITOS DE 2006 ATÉ OS DIAS DE HOJE; 11 DEPUTADOS DISTRITAIS ASSINARAM O DOCUMENTO, ENTRE ELES O PETISTA E PRESIDENTE DA CASA, PATRÍCIO, QUE NÃO SEGUIU A ORIENTAÇÃO DO PARTIDO

24 de Abril de 2012 às 20:06
Brasília 247 – Esta semana começou com boatos de que a Comissão de Inquérito que vai investigar escutas telefônicas e grampos ilegais não aconteceria. Contrariando a “rádio corredor”, a CPI da Arapongagem foi oficializada na tarde desta terça-feira 24 na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Ficou determinado que será analisada quase uma década de escuta. O período escolhido pelos distrais engloba os fatos que aconteceram de 2006 até os dias atuais, coincidindo com o governo de Abadia, José Roberto Arruda, Rogério Rosso e Agnelo Queiroz.
Na semana passada, 24 deputados manifestaram apoio a investigação, porém somente 11 assinaram o pedido de abertura. Quatro são do PSD, Celina Leão, Liliane Roriz, Eliana Pedrosa e Washington Mesquita. Além deles, Joe Valle (PSB), Aylton Gomes (PR) e Robério Negreiros (PMDB). Claúdio Abrantes e Luzia de Paula utilizaram a liberdade dada pelo PPS e também ficaram a favor da investigação. Professor Israel Batista, que na tarde desta terça-feira 24 deixou a base do governo, assinou o documento. Contrariando a orientação do PT, o presidente da Casa, Patrício, também ficou a favor da comissão.
Nos próximos cinco dias, os líderes dos blocos devem informar quem serão os cinco membros e cinco suplentes da CPI da Arapongagem. Caso contrário, o presidente da CLDF pode fazer a indicação.
O costume entre os parlamentares é de que quem pediu a CPI fique com a relatoria ou presidência da comissão. Confirmando a tradição, a deputada Celina Leão fará parte do grupo.
Com informações do blog da Lilian Tahan.

Nenhum comentário: