domingo, 21 de outubro de 2012

Entre o jogo do poder e o teatro da política



Quando foi conveniente para os dois, Luizianne Lins e Cid Gomes fizeram juras de fidelidade política. Ao longo dos últimos seis anos, interesses eleitorais falaram mais alto. Mas há quem diga que a rixa em Fortaleza é pontual


DIVULGAÇÃO 
 
Nas extremidades, a prefeita Luizianne e o governador Cid: aliança com provocações de lado a lado, sempre de olho nas urnas
Agora que estão em lados opostos do ringue na disputa pela Prefeitura de Fortaleza, nas propagandas políticas e em debates acalorados entre militantes, a prefeita da Capital, Luizianne Lins (PT), e o governador Cid Gomes (PSB) parecem inimigos mortais. Em meio a ofensivas de ambas as lideranças, o clima do segundo turno passa a mostrar, com mais clareza, o abismo político entre os chefes dos executivos municipal e estadual.

Embora tenham constituído forte aliança por seis anos no Ceará, Cid e Luizianne nunca viveram em “um mar de rosas”. Nem mesmo o objetivo comum de eleger a presidente Dilma Rousseff (PT), em 2010, diminuiu a distância entre eles. Na época, os dois passaram os quatro meses de campanha sem dividir o mesmo palanque. Só haviam se encontrado em junho daquele ano, no encontro estadual do PT, quando Cid aceitou apoiar o agora senador, José Pimentel (PT), e, em troca, o PT abriu mão de indicar a vice do governador.

Para além dessa “incompatibilidade de agendas”, vários episódios de desavenças marcaram os seis anos de aliança. Desde 2008, por exemplo, a indicação por Cid de Tin Gomes (PHS) como vice de Luizianne foi motivo de divergências. Em 2010, a tentativa frustrada de construção de um estaleiro em Fortaleza, como queria o governador, e a indicação do vice de Cid pelo PT, como queria a prefeita, também apontavam para um esfacelamento da união.

As trocas de agressão do chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Arialdo Pinho, e o irmão do governador, à época chefe de gabinete de Cid, Ivo Gomes (PSB), contra a prefeita, que responsabilizou a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) pela maior parte dos buracos de Fortaleza, renderam, ainda, muito desgaste para a já fragilizada aliança entre PT e PSB na Capital.

Jeito parecido
Apesar das desavenças, a trajetória política de Cid e Luizianne e a maneira como fazem articulações nos mostram muitos pontos de convergência entre as duas lideranças. Tanto ele quanto ela possuem estilo centralizador de construir parcerias e trazem para si, por meio de seu personalismo, a tarefa de conduzir os processos decisivos e aglutinar aliados.

Os dois são os dirigentes estaduais de suas siglas e têm o controle partidário, que os credencia para definirem os principais caminhos a serem seguidos por suas legendas, como a escolha de nomes e a composição de alianças em torno das candidaturas que defendem e que atendem às suas ambições políticas.

Até mesmo o fato de terem passado tanto tempo aliados é, em si, um ponto de convergência entre os dois. O deputado estadual petista e secretário de Desenvolvimento Agrário do Governo Cid, Nelson Martins, por exemplo, destaca que o impasse “da eleição da Prefeitura de Fortaleza é uma questão pontual. Eles continuaram tendo aliança no primeiro turno, em vários municípios, e no plano nacional”. Ele afirma que ambos são “excelentes” articuladores políticos. “A prova maior disso é que eles conseguiram aglutinar vários partidos ao redor das suas candidaturas”, completa Nelson.

A ideia é endossada pelo também deputado do PT Dedé Teixeira, que está mais engajado na campanha petista na Capital. Mas com um destaque: “a Luizianne é muito política, faz muito bem a política. O governador tem um semblante mais de gestor, mas também conhece a política”. (Ranne Almeida - ranne@opovo.com.br)

Frase

A prova maior disso (tendência de reaproximação) é que eles conseguiram aglutinar vários partidos ao redor das suas candidaturas

Nelson Martins , deputado estadual pelo PT de Luizianne e integrante do Governo Cid


http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2012/10/20/noticiasjornalpolitica,2939986/entre-o-jogo-do-poder-e-o-teatro-da-politica.shtml

Nenhum comentário: