segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Aloysio é confirmado relator da Comissão da Verdade



Aloysio é confirmado relator da Comissão da VerdadeFoto: JOSE CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

O SENADOR DISSE QUE PRETENDE ENTREGAR O SEU RELATÓRIO E O PARECER SOBRE O PROJETO DE LEI NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA

Por Agência Estado
10 de Outubro de 2011 às 20:52Agência Estado
Agora é oficial. O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) será o relator, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), do projeto de lei que cria a Comissão da Verdade - destinada a apurar violações de direitos humanos ocorridas no período da ditadura militar. A indicação, que teve o apoio do PT, foi confirmada no final da tarde de hoje pelo presidente da CCJ, Eunício Oliveira (PMDB-CE).
Nunes disse que pretende entregar o seu relatório e o parecer sobre o projeto de lei na próxima quarta-feira. "Vou trabalhar intensamente para entregar tudo ao presidente da Comissão de Justiça na quarta-feira. Não sou de segurar nenhum projeto", afirmou.
O senador também adiantou que considera bom o texto do projeto, apresentado ao Congresso pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Contou que chegou a debater o assunto com Nelson Jobim, quando ele ainda ocupava o cargo de ministro da Defesa.
Para o senador tucano, o projeto dá continuidade a uma série de medidas de resgate da verdade no País. "O tema não constitui nenhuma novidade para o meu partido, o PSDB. A Comissão da Verdade se insere num processo amplo do qual faz parte a Comissão Especial Sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, instituída em 1995, no governo de Fernando Henrique Cardoso."
A indicação de Aloysio já era dada como certa. Mesmo sem ter sido oficializado no cargo, ela já vinha reunindo informações e debatendo o tema com especialistas. Na sexta-feira recebeu familiares de mortos e desaparecidos em seu escritório político, em São Paulo. Ontem à tarde conversou com o advogado Belisário dos Santos Júnior, que foi secretário de Justiça do Estado de São Paulo no governo de Mário Covas.
Aloysio também já se reuniu com o procurador regional da República Marlon Alberto Weichert, de São Paulo, cuja atuação principal tem sido na área de defesa e promoção dos direito humanos.

Nenhum comentário: