segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Médicos: tumor de Lula tem agressividade média



Médicos: tumor de Lula tem agressividade médiaFoto: Nelson Antoine/AGÊNCIA ESTADO

EM ENTREVISTA COLETIVA, CIRURGIÃO LUIZ PAULO KOWALSKI DIZ QUE TUMOR, "SE NÃO TIVER TRATAMENTO ADEQUADO, PODE CRESCER DE FORMA RAZOÁVEL"; EX-PRESIDENTE PASSARÁ A NOITE NO HOSPITAL; PRIMEIRA FASE DO TRATAMENTO TERÁ 60 DIAS 

31 de Outubro de 2011 às 08:31
247- Em entrevista coletiva realizada hoje pela manhã, a equipe médica do Hospital Sírio-Libanês afirmou que o tumor de Lula é localizado e que as cordas vocais não estão comprometidas. “O tumor tem uma agressividade média e se não tiver um tratamento adequado, pode crescer de forma razoável”, disse o cirurgião Luiz Paulo Kowalski, especialista em cabeça e pescoço.
Acompanhado da Dona Marisa, Lula chegou por volta das 10h no hospital Sírio-Libanês, onde será submetido à primeira sessão de quimioterapia. O tratamento deve durar pelo menos 60 dias, de acordo com informações do hospital. Acompanhado pela mulher Marisa Letícia, Lula programou passar a noite no hospital, voltando para seu apartamento em São Bernardo na terça-feira.
Ao final da coletiva, os médicos disseram que vão seguir a determinação do ex-presidente e serão absolutamente transparentes nos boletins médicos.
 
Veja matérias anteriores:
247- Luiz Inácio Lula da Silva inicia na manhã desta segunda-feira o tratamento para combater um tumor maligno, localizado na laringe, na parte superior da glote. O ex-presidente chegou por volta das 10h no hospital Sírio-Libanês, onde será submetido à primeira sessão de quimioterapia. O tratamento deve durar pelo menos 60 dias, de acordo com informações do hospital. Acompanhado pela mulher Marisa Letícia, Lula programou passar a noite no hospital, voltando para seu apartamento em São Bernardo na terça-feira.
Lula receberá medicação para interromper a multiplicação desordenada das células, típica característica de um tumor. O tratamento, que também contará com um coquetel com os remédios taxotere, cisplatina e fluorouracila, indicado ao ex-presidente, pode causar alguns efeitos colaterais como queda de cabelo e da barba, descamação da pele e danos no sistema imunológico.
Os médicos estão confiantes em relação à cura da doença. Oncologistas afirmam que há 80% de chance de cura total, margem considerada excelente pelos especialistas.

Veja a matéria do 247 sobre o diagnóstico da doença
247 – Luiz Inácio Lula da Silva está com câncer. De acordo com a equipe médica do Sírio-Libanês, o tratamento quimioterápico será iniciado nos próximos dias. O temor foi localizado na laringe.
Lula, o presidente mais admirado da história brasileira, que terminou seu segundo mandato com mais de 70% de aprovação popular, terá seu tratamento acompanhado em tempo real pelos brasileiros. Nesta semana, ele completou 66 anos de idade e recebeu milhares de homenagens dos tuiteiros, que criaram o #LulaDay na internet.
Sim, o Brasil, em sua esmagadora maioria, torcerá e rezará pela saúde de Luiz Inácio Lula da Silva. No Twitter, a hashtag #ForçaLula já é uma das mais populares do dia.
Nos oito anos da era Lula, o Brasil promoveu uma inclusão social que promoveu 40 milhões de brasileiros – uma Espanha – à classe média, estabilizou a economia e elevou o volume de crédito para mais de R$ 1 trilhão. Lula também carrega um simbolismo especial – foi o primeiro representante do povo, a não das elites, a governar o Brasil. Apesar disso, promoveu um pacto social inédito. Nunca, os empresários lucraram tanto como na era Lula. E na base da pirâmide social os progressos são inegáveis.
Diagnóstico precoce
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o diagnóstico precoce aumenta significativamente a possibilidade de cura do câncer de laringe, que representa dois terços dos tumores que atingem cabeça e pescoço. Em geral, as causas mais comuns são o tabagismo e a ingestão de álcool. Os tratamentos são feitos com uma combinação de radioterapia e quimioterapia e há risco de perda progressiva da fala. Nos técnicas cirúrgicas, porém, preservam as funções da laringe, mesmo em tumores já avançados.

Nenhum comentário: