quinta-feira, 20 de outubro de 2011


Rebeldes anunciam a captura do ex-ditador Khadafi; rebeldes confirmam morte
Informação foi dada por Conselho de Transição e emissora de televisão líbia

muamar exame
Informação foi dada por líder de oposição ao governo do ditador. (Foto: Divulgação)
O Conselho Nacional de Transição (CNT) e uma emissora de televisão da Líbia confirmou nesta quinta-feira (20) que o presidente líbio, Muammar Khadafi, foi capturado esta manhã. De acordo com as informações preliminares, ele estava com as duas pernas feridas e morreu por decorrência de ferimentos sofridos com lutadores que invadiram sua cidade natal, Sirte . Khadafi foi atingido por tiros nas pernas ao tentar escapar da captura, segundo integrantes da oposição.
"Ele foi atingido na cabeça. Houve disparos contra o seu grupo e ele morreu", afirmou Abdel Majid Mlegta, integrante do Conselho Nacional de Transição, à agência internacional Reuters.
Khadafi estava desaparecido desde que o CNT assumiu o comando da capital, Trípoli, e das principais cidades líbias. Informações iniciais indicam que o presidente estava escondido no deserto, na área de fronteira, da Líbia com o Níger. A mulher de Khadafi e três de seis filhos pediram abrigo ao governo do Níger.
Por meio de mensagens de áudio, enviadas a uma emissora síria, Khadafi mantinha contato com a população líbia. Nas últimas gravações, ele disse que resistiria à pressão “até o final” e pediu que os líbios fiéis a ele fizessem o mesmo. Khadafi informou ainda que não deixaria a Líbia.
Em setembro, o Tribunal Penal Internacional (TPI) pediu que a Interpol, a polícia internacional, capturasse Khadafi e seus aliados. Em março, o tribunal anunciou que o presidente líbio e seus colaboradores serão julgados por crime contra a humanidade, como violação aos direitos humanos, assassinatos e estupros.
EUA
Os Estados Unidos não confirmam os relatos de captura do ex-ditador. Um alto funcionário do governo Obama disse que os EUA está trabalhando para confirmar os relatos.
"Estamos trabalhando nisso", disse o oficial.
Com informações da Agência Brasil e Reuters

Nenhum comentário: