quinta-feira, 20 de outubro de 2011

TV mostra vídeo de Kadhafi subjugado antes de morrer na Líbia



Imagens da Al Jazeera mostra ditador frágil e em mãos de combatentes.
Novo governo da Líbia afirma ter matado o ex-ditador proximo a Sirte.

Do G1, com agências internacionais

A rede de TV Al Jazeera mostrou nesta quinta-feira (20) um vídeo, aparentemente feito por telefone celular, que mostra o ex-ditador da Líbia Muammar Kadhafi vivo, pouco antes de morrer.
Assista ao lado
Em imagens de TV local, também publicadas no blog da Al Jazeera, o coronel aparece ferido, enfraquecido e sendo barbarizado e empurrado pelos combatentes leais ao novo governo da Líbia, próximo à cidade líbia de Sirte, da qual tentava fugir em um comboio.
TV mostra vídeo de Kadhafi subjugado antes de morrer na Líbia (Foto: Reprodução de vídeo)TV mostra vídeo de Kadhafi subjugado antes de morrer na Líbia (Foto: Reprodução de vídeo)
O vídeo, feito provavelmente com celular, mostra um Kadafi desorientado e caminhando sozinho. Em um determinado momento ele encara a câmera.
Em um dos takes, ele aparece caído na parte dianteira de uma caminhonete.
Pouco antes, a Al Jazeera mostrou um outro vídeo do que seria o cadáver do ex-ditador, após ele ter sido morto por combatentes leais ao Conselho Nacional de Transição, próximo a Sirte.
As imagens, trêmulas, feitas por um telefone celular, mostram o corpo sem vida de um homem sem camisa, com sangue e um buraco de bala na cabeça, e bastante parecido com Kadhafi, cercado de pessoas que comemoravam e o arrastavam pela rua.
A Al Jazeera também afirmou que o corpo de Kadhafi foi levado a uma mesquita na cidade de Misrata.
Já a TV Al Arabiya afirmou que o corpo estava em um centro comercial no bairro de Souq Tawansa.
Até o fim desta manhã, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e os EUA ainda não tinham confirmado a informação. A Otan afirmou que ainda "levaria tempo" para checar a veracidade das imagens e dos relatos. Entretanto, a aliança disse ter bombardeado um comboio pró-Kadhafi próximo à cidade onde os ex-rebeldes dizem termatado o ditador.
A rebelião contra Kadhafi começou em fevereiro deste ano na cidade de Benghazi e colocou a Líbia em uma violenta guerra civil e em crise humanitária. Desde o fim de agosto Kadhafi estava desaparecido: ele foi derrubado do poder após a tomada da capital, Trípoli. Ele estava no comando do país há 42 anos.
Mapa mostra os principais locais da guerra civiil líbia após a morte kadhafi (Foto: Editoria de Arte/G1)
Imagem feita por telefone celular e obtida pela France Presse mostra o que seria o momento da captura de Kadhafi próximo a Sirte (Foto: AFP)Imagem feita por telefone celular e obtida pela France Presse mostra o que seria o momento da captura de Kadhafi próximo a Sirte (Foto: AFP)
tópicos:

Nenhum comentário: