Foto: Divulgação
POLÍCIA ACABA DE PRENDER O PROTAGONISTA DO MENSALÃO E TRÊS SÓCIOS; ELE CONTINUAVA OPERANDO FAVORES NO GOVERNO E CONSEGUIU UM CONTRATO DE R$ 14,9 MILHÕES NO MINISTÉRIO DO TURISMO; ACUSAÇÃO É DE GRILAGEM DE TERRAS
247 – O empresário Marcos Valério de Souza, operador do Mensalão, foi preso na manhã desta sexta-feira. O motivo aparente da prisão é uma acusação de grilagem terras, para a compra de áreas em São Desidério, na Bahia. Nesta semana, uma reportagem publicada no jornal O Globo revelou que o publicitário ainda operava esquemas no governo federal, por meio da empresa T&M Consultoria Ltda. Contratada pela T&M, a empresa de softwares ID2 Tecnologia, teria conseguido um contrato de R$ 14,9 milhões no Ministério do Turismo. De acordo com as informações preliminares, três sócios de Marcos Valério também foram presos.
O empresário se tornou uma figura nacionalmente conhecida em 2005, quando o ex-deputado Roberto Jefferson o acusou de ser o “operador do Mensalão”. Pouco tempo depois, sua ex-secretária Fernanda Karina revelou todo a mapa do esquema. Valério intermediou empréstimos dos bancos Rural e BMG para o PT, depois da eleição presidencial de 2002. Graças a esse apoio, passou a administrar contas importantes de publicidade no governo federal, por meio de suas agências DNA e SMPB. O Rural pretendia incorporar o Banco Mercantil de Pernambuco, enquanto o BMG passou a gozar de privilégios no crédito consignado.
Julgamento do século
A prisão de Valério aumenta a expectativa sobre o julgamento do Mensalão, previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2012, que será também um julgamento sobre o primeiro governo do ex-presidente Lula. Os principais réus são o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, e o ex-deputado Roberto Jefferson. O PT nega a existência do Mensalão, mas admite a prática de “caixa dois” de campanha. Jefferson, durante todo o processo, tentou fazer com que Lula fosse também tornado réu no Mensalão, mas não obteve êxito. Marcos Valério, por sua vez, permaneceu calado durante os últimos seis anos e, graças a isso, conseguiu ir tocando sua vida. Um de seus interlocutores frequentes ainda é o deputado Waldemar Costa Neto, outro protagonista do Mensalão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário