segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Morre aos 69 anos o ditador norte-coreano



Morre aos 69 anos o ditador norte-coreanoFoto: KCNA/ REUTERS


KIM JONG-IL FOI VÍTIMA DE UM ATAQUE CARDÍACO DURANTE UMA VIAGEM DE TREM. SEU FILHO MAIS NOVO, KIM JONG-UN, FOI NOMEADO SEU SUCESSOR. EM SEUL, O EXÉRCITO DA COREIA DO SUL DECLAROU UM ALERTA POR CAUSA DA MORTE DO LÍDER DO PAÍS VIZINHO

19 de Dezembro de 2011 às 07:15
247 com agência internacional – Morreu no último sábado, aos 69, o ditador norte-coreano, Kim Jong-il. Ele faleceu às 8h30 locais (21h30 de sexta-feira em Brasília) durante uma viagem de trem, vítima de um problema cardíaco devido a uma grande tensão física e mental.
O funeral do ditador irá ocorrer no próximo dia 28 em Pyongyang, segundo informou a agência oficial KCNA.
O filho mais novo do ditador, Kim Jong-un, foi nomeado seu sucessor no comando do estado comunista. Ele já havia consolidado sua posição como futuro líder da Coreia do Norte em setembro do ano passado, quando foi nomeado publicamente general de quatro estrelas e vice-presidente da Comissão Militar Central do Partido dos Trabalhadores. As informações s#ao da agência Efe.
Kim Jong-il estava à frente da dinastia comunista hereditária norte-coreana há 17 anos. Durante seu regime, baseado na glorificação de sua pessoa e na de seu pai, o "amado líder" se consolidou como um estrategista desafiante e anacrônico que, apesar de uma economia destroçada, erigiu seu país em uma potência atômica.
Acredita-se que Kim Jong-il tenha nascido no dia 16 de fevereiro de 1941 na Sibéria, onde sua família se exilou durante a Segunda Guerra Mundial e em cujos registros figuraria com o nome de Yuri Ilsungyevichi Kim.
Sua biografia oficial, no entanto, afirma que foi na montanha sagrada norte-coreana de Paektu em 1942 - justo 30 anos depois do nascimento de seu pai - e que foi acompanhado de um duplo arco-íris e uma nova estrela no céu.
Especulações sobre o estado de saúde do ditador norte-coreano já vinham ocorrendo há algum tempo. Acredita-se que Kim tenha sofrido um derrame em 2008, no entanto, ele tinha aparecido relativamente saudável em fotos e vídeos em viagens recentes à China, à Rússia e pelo país.

Nenhum comentário: