quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

TST afasta risco de greve em aeroportos nas festas



TST afasta risco de greve em aeroportos nas festasFoto: LUIS MOURA/Agência Estado

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO DETERMINA QUE PELO MENOS 80% DO PESSOAL DEVERÁ TRABALHAR NOS AEROPORTOS; MEDIDA SEPULTA, NA PRÁTICA, POSSIBILIDADE DE PARALISAÇÃO A PARTIR DA QUINTA 22; DESCUMPRIMENTO VAI GERAR MULTA DE R$ 100 MIL/DIA AOS SINDICATOS

Por Agência Estado
21 de Dezembro de 2011 às 20:42Agência Estado
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) praticamente enterrou a possibilidade dos trabalhadores do setor aéreo pararem os aeroportos do País a partir da noite de amanhã. O presidente da corte, João Oreste Dalazen, determinou hoje que pelos menos 80% dos aeronautas e aeroviários trabalhem nas vésperas do Natal e ano-novo. Se a determinação não for cumprida, os sindicatos das duas categorias poderão pagar multa diária de R$ 100 mil.
No início desta semana, os trabalhadores protocolaram no TST um aviso formal de greve, prevista para iniciar amanhã, depois do fracasso das negociações com representantes das companhias aéreas sobre o reajuste salarial.
Na quarta-feira, sindicatos do município do Rio de Janeiro e do Estado do Amazonas, ligados à Força Sindical, firmaram um compromisso com as empresas aéreas aceitando a proposta de reajuste apresentada - um aumento de 6,17%.
O porcentual mínimo de 80% dos trabalhadores nos aeroportos terá que ser cumprido nos dias 23, 24, 29, 30 e 31 de dezembro, de acordo com a decisão do presidente do TST, que atendeu a um pedido do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea).
Após o feriado de ano-novo, pelo menos 60% dos funcionários terão de trabalhar, caso a greve seja efetivamente iniciada.

Nenhum comentário: