quinta-feira, 17 de maio de 2012

Sob ameaça de banimento dos EUA, Eduardo Saverin reage



Sob ameaça de banimento dos EUA, Eduardo Saverin reageFoto: Divulgação

COFUNDADOR DO FACEBOOK, BRASILEIRO RENUNCIOU À CIDADANIA AMERICANA EM SETEMBRO PASSADO, PARA MORAR EM CINGAPURA; SEGUNDO CONGRESSISTAS AMERICANOS, DECISÃO FOI ESTRATÉGIA PARA ESCAPAR DE IMPOSTOS; SAVERIN NEGA

17 de May de 2012 às 21:13
247 - Eduardo Saverin, o brasileiro que fundou o Facebook com Mark Zuckerberg, respondeu nesta quinta-feira aos senadores americanos que pretendem bani-lo dos Estados Unidos. Saverin foi acusado pelos políticos de ter renunciado a sua cidadania norte-americana, em setembro passado, para escapar da cobrança de impostos sobre os lucros do Facebook no mercado de ações (leia mais sobre a pendenga aqui, em inglês)-- IPO desta quinta-feira rendeu US$ 16 bilhões à companhia, que passou a valer US$ 104 bilhões. "É lamentável que minha escolha pessoal tenha resultado num debate público baseado não em fatos mas inteiramente em especulação e desinformação", defendeu-se o brasileiro. 
Leia abaixo a íntegra do comunicado de Saverin:
A decisão de me expatriar foi baseada apenas no meu interesse em trabalhar e viver em Cingapura, onde estou desde 2009. Sou obrigado e irei pagar centenas de milhões de dólares em impostos ao governo dos Estados Unidos. Paguei e continuarei a pagar quaisquer impostos devidos sobre tudo que ganhei enquanto fui cidadão dos EUA. É lamentável que minha escolha pessoal tenha resultado num debate público baseado não em fatos mas inteiramente em especulação e desinformação.
Como um nativo do Brasil que imigrou para os Estados Unidos, sou totalmente grato aos EUA por tudo que me deu. Em 2004, investi as economias de uma vida em uma pequena empresa que inicialmente era administrada a partir de um dormitório de universidade. Desde então, a empresa expandiu dramaticamente, criou milhares de empregos nos Estados Unidos e em outros lugares e gerou incontáveis novas empresas pelos Estados Unidos e outros países.
Continuarei a investir em negócios e start-ups nos EUA e acreditar e esperar que estes investimentos criarão muitos novos empregos nos EUA e globalmente. Também espero que estes investimentos criarão oportunidades para muitos outros indivíduos começarem empresas e beneficiarem a sociedade.
- Eduardo Saverin

Nenhum comentário: