segunda-feira, 4 de julho de 2011

Telejornais matutinos da Rede Record crescem em audiência e obrigam Rede Globo a mudar de estilo


No gosto do povo


Da redação
redacao@folhauniversal.com.br



Uma reportagem do portal “UOL” registra a crise do “Bom Dia Brasil”, telejornal matutino da “Rede Globo” e a tentativa de moldálo à imagem e semelhança da concorrência, no caso a “Rede Record”, deixando o programa mais popular. Mostra como o jornalístico da “Rede Globo” estagnou sua audiência desde 2003 e pior, perdeu a audiência de uma de cada cinco televisões ligadas no horário em todo Brasil, ou seja: um em cada cinco domicílios deixou de assistir o programa e migrou para outro canal. A queda coincide com o extraordinário crescimento do “Fala Brasil” da “Rede Record”, que justamente desde 2003 se firmou como telejornal e cresceu expressivos 450% na audiência, saltando de 1,1 ponto para 6,1 pontos este ano (até 17/6). O aumento da participação do share (entre os televisores ligados no horário do programa) “foi notável”: foi de 6,5% (2003) para 25,8% (2011), num crescimento de 297%, que não abalou só a “Rede Globo”, mas também o “SBT”. Exibido de segunda à sexta, das 8h35 às 9h35 e aos sábados, das 8h às 9h45, o telejornal é apresentado por Carla Cecato e Roberta Piza.

O levantamento dos dados do Ibope é uma tentativa de se explicar o fato da emissora da família Marinho ter promovido uma “dança de cadeiras” entre os apresentadores de diversos telejornais. A mobilização da “Globo” se deveria a essa perda no share de audiência, embora, segundo o “UOL”, o número de tevês ligadas no horário tenha aumentado em 50% entre 2003 e 2011, período do levantamento, se elevando de 16% para 24%, justamente pelo crescimento do poder aquisitivo da população, com mais pessoas comprando aparelhos de tevê e assistindo aos telejornais matinais. A questão é que esse novo espectador com acesso à televisão não está assistindo a “Rede Globo”.

Globo segue fórmula da concorrência

Na tentativa de recuperar a popularidade perdida a “Rede Globo” mudou. O apresentador Renato Machado, titular do “Bom Dia Brasil”, deixará o programa. Segundo a reportagem do “UOL”, com as mudanças a “Globo” estaria tentando atrair para sua audiência a classe C. Símbolo da queda da desigualdade no País, a classe C, que em 2009 já abrigava 49% da população brasileira – número que deverá chegar a 58% em 2014, segundo o Instituto Data Popular, especializado neste setor da população formada por famílias com renda mensal entre R$ 1.635 a R$ 5.450. O “Bom Dia Brasil”, sempre de acordo com a reportagem do “UOL”, teria sido considerado elitista demais. O especialista em segurança pública Rodrigo Pimentel, passou a integrar a equipe do “Bom Dia Brasil”. Pimentel é ex-capitão do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Para o “SPTV”, também da “Globo”, o escolhido foi o repórter César Tralli, conhecido por coberturas policiais, e que daria um tom mais popular ao noticiário.

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