segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Tirulipa Júnior: "Vou aproveitar a onda do meu pai"



Divulgação
Filho do deputado federal Tiririca (PR-SP) filiou-se ao PSB e sairá candidato a vereador em Fortaleza (CE)
Filho do deputado federal Tiririca (PR-SP) filiou-se ao PSB e sairá candidato a vereador em Fortaleza (CE)
Marina Dias
Foi com um refrão simples, e de efeito-chiclete, claro, que o humorista Everson Silva fez sucesso no final da década de 1990. Tirulipa Júnior, como ficou conhecido desde então, cantava "Jurubira" com um sorriso debochado no rosto e uma dança bem esquisita, marca registrada de seu pai, também famoso pela repetitiva "Florentina".
Agora, com 26 anos de idade, Tirulipa Júnior pretende seguir na esteira da surpreendente popularidade de seu pai, o deputado federal Tiririca (PR), o mais votado de São Paulo, eleito com 1,3 milhão de votos em 2010.
Em 7 de outubro deste ano, último dia para o registro partidário para quem pretende concorrer às eleições de 2012, Tirulipa filiou-se ao PSB do Ceará, com o objetivo de se candidatar a vereador de Fortaleza. "Vou aproveitar a onda do meu pai para fazer um trabalho legal", declarou em entrevista a Terra Magazine.
Tirulipa revelou ainda que Tiririca não acreditava que iria vencer as eleições do ano passado e que sua votação foi uma "surpresa" para todos da família. Se pretende repetir o fenômeno de votos do pai? Tirulipa prefere cautela. "Se vou ter milhões de votos, só Deus sabe, o que eu quero é entrar", afirmou o palhaço/candidato, que promete "lutar pela bandeira do humor".
Confira os principais trechos da entrevista.
Terra Magazine - De onde veio a ideia de se candidatar a vereador em Fortaleza?
Tirulipa Júnior - Então, rapaz... Eu tinha recebido propostas de vários partidos para eu me filiar e, até então, eu não sabia se ia fazer isso mesmo. Mas o Domingos Neto (PSB-CE), meu amigo, meu parceiro, deputado federal mais votado no Ceará, me convenceu. Eu tenho o circo do Tirulipa há três anos e não custa nada entrar para a política para lutar pela bandeira do humor. Vou aproveitar a onda do meu pai para fazer um trabalho legal em Fortaleza. Domingos me convenceu a brigar pelo povo da cultura, pelos projetos sociais e aí comecei a pensar mesmo sobre isso...
Você disse que recebeu convites para se filiar a outros partidos. Quais foram eles?
PR (Partido da República) e PRB (Partido Republicano Brasileiro). Foram convites que apareceram esse ano mesmo... Eu não tinha ideia de me candidatar, mas conversei com todos.
E por que escolheu o PSB?
Eu já tinha recebido a proposta do PR, que é o partido do meu pai, mas me identifiquei mais com o PSB. Conversando com o Domingos Neto, foi quando as ideias bateram, as propostas de campanha bateram. É isso. Me identifiquei.
O PSB é o partido do governador Cid Gomes. O que você acha da administração de Cid no Ceará?
Essa foi uma das coisas que também me fez entrar no partido. O bom trabalho feito pelo Cid nas áreas sociais, também conheço o trabalho do Ciro Gomes, irmão do Cid, sempre trabalhando pelo estado do Ceará.
Você vai lutar pelo quê?
Cultura, juventude, projetos de circo-escola, cinemas nas praças públicas, teatro itinerante, dança... Projetos para que os jovens não busquem saídas na criminalidade, prostituição e drogas. Lutarei também pela meia-entrada nos shows, cinema, teatro, passagem de ônibus, e meia-entrada na Copa de 2014.
Seu pai foi o deputado federal mais votado de São Paulo, eleito com mais de 1 milhão de votos. Você pretende repetir esse fenômeno?
Essa votação do meu pai foi uma surpresa para todos nós. Não tenho esse pensamento de que vou bombar e tal. Penso em trabalhar e fazer um trabalho legal, mas o que eu quero é pelo menos entrar. Tenho muito a oferecer a Fortaleza e vou lutar pelo que sei fazer, pelo humor, pela cultura e pelo circo. Se vou ter milhões de votos, só Deus sabe, o que eu quero é entrar.
Seu pai é de um partido de oposição ao PSB no Ceará, como pretende usá-lo na sua campanha?
Não vou fugir das minhas origens, quero levar seriedade, mas sou humorista, né? Filho de palhaço... Meu pai não vai poder aparecer na televisão ao meu lado, mas ele me deu todo o apoio, falou para eu correr atrás do que eu quero, e vai me ajudar nas ruas, no corpo a corpo, né?
Durante a campanha, seu pai ficou conhecido por dizer que não sabia o que fazia um deputado federal. Você sabe o que faz um vereador?
(Risos) Justamente isso aí que a gente vai mostrar na campanha para as pessoas. Meu pai sabia o que fazia um deputado federal, ele apenas brincou e eu jamais entraria para um negócio que não sei o que faz, né? O vereador é até mais cobrado que um deputado ou um senador, porque ele é ligado diretamente ao povão. O povo chega primeiro no vereador, para passar o recado para o prefeito... É mais trabalhoso, é mais responsabilidade e foi por isso pensei muito antes de me filiar. Mas seja o que Deus quiser, tenho muita coisa para oferecer.

Nenhum comentário: