sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Reviravolta em Campinas



Reviravolta em CampinasFoto: Divulgação

DEMÉTRIO VILAGRA (PT) VOLTA AO CARGO DE PREFEITO NO LUGAR DO PRESIDENTE DA CÂMARA DOS VEREADORES, PEDRO SERAFIM (PDT). DESDE AGOSTO, ESTA É A QUINTA VEZ QUE O COMANDO DO EXECUTIVO CAMPINEIRO TROCA DE MÃOS

04 de Novembro de 2011 às 07:28
Fernando Porfírio - Demétrio Vilagra (PT) volta ao cargo de prefeito no lugar do presidente da Câmara dos Vereadores, Pedro Serafim (PDT). A retomada está amparada em duas decisões, em caráter liminar, proferidas nesta quinta-feira (3) pelos desembargadores Rubens Rihl e Cristina Cotrofe do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Na primeira, o desembargador Rubens Rihl suspendeu o decreto que afastou o vice-prefeito do cargo. Para o desembargador, o afastamento só se justificaria se houvesse prova inequívoca de que Demétrio estivesse prejudicando as investigações contra ele.
“No caso em apreço, entretanto, não se evidencia que o agravante tenha categoricamente adotado manobras objetivando embaraçar o curso das investigações, de sorte que, por ora, não se justifica a utilização da medida extrema”, afirmou Rubens Rihl.
Na segunda, a desembargadora Cristina Cotrofe negou o pedido do vice-prefeito de suspender as investigações. “O afastamento do agravante do cargo de Prefeito Municipal se deu com o intuito evitar obstáculos às investigações de eventuais condutas dolosas na gestão da coisa pública”, justificou a desembargadora.
Demétrio substituiu o prefeito cassado Hélio Santos (PDT), até ser afastado do cargo em 19 de outubro, por determinação da Câmara dos Vereadores. Desde agosto esta é a quinta vez que o comando do executivo campineiro troca de mãos.
Vilagra foi denunciado pelo Ministério Público paulista por formação de quadrilha, fraude licitatória e corrupção, em um esquema chefiado pela ex-primeira-dama e ex-chefe de gabinete, Rosely Nassim Jorge dos Santos. O marido de Rosely, o ex-prefeito Hélio Santos, foi considerado omisso e negligente e acabou cassado, em 20 de agosto
Um recurso de Hélio Santos e Rosely deve ser julgado na próxima semana pela 15ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Agora, o principal desafio político de Demétrio Vilagra será reestabelecer uma boa relação com a Câmara, onde foi aberta uma comissão processante para avaliar sua conduta.

Nenhum comentário: