sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

PT se revolta contra escolha de Dilma



PT se revolta contra escolha de DilmaFoto: FLÁVIO TAVARES/AGÊNCIA ESTADO

O PRESIDENTE DO PARTIDO, RUI FALCÃO (AO CENTRO), SE QUEIXA DE NÃO TER SIDO SEQUER CONSULTADO SOBRE A ESCOLHA DO NOVO MINISTRO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA E ALOIZIO MERCADANTE (À ESQ.) É ACUSADO DE TRAIR A SIGLA AO INDICAR O NOME DE MARCO ANTONIO RAUPP (À DIR.)

20 de Janeiro de 2012 às 08:02
247 - As primeiras mudanças no Ministério anunciadas pela presidente Dilma Rousseff não foram unânimes na base governista. O clima do PT é de revolta não só com a presidente, mas também com o futuro ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que teria atropelado articulações da cúpula partidária para emplacar o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antonio Raupp, em sua vaga no Ministério da Ciência e Tecnologia.
Segundo o Globo, a queixa é que o presidente do PT, Rui Falcão, sequer foi consultado sobre a escolha e que Mercadante traiu a sigla ao indicar o nome de Raupp. Falcão passou a quarta-feira em Brasília, mas não foi chamado ao Planalto.
O secretário nacional de Comunicação do PT, deputado André Vargas(PR), verbaliza a insatisfação dos companheiros: "Claro que há quadros no partido que poderiam ter sido avaliados pela presidente Dilma para a Ciência e Tecnologia. Eu, pessoalmente, acho que o deputado Newton Lima foi um grande prefeito (de São Carlos, SP), responde pela bancada na Comissão de Ciência e Tecnologia e foi grande reitor por mais de dez anos. Mas poderá continuar ajudando o Raupp, como parlamentar - reagiu Vargas".
Ao contrário de Mercadante, que tinha um perfil estritamente político, a nomeação de Raupp agradou a comunidade científica por realmente conhecer a área que vai chefiar. O futuro ministro, de 73 anos, é físico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ele já passou também pela USP (Universidade de São Paulo), UnB (Universidade de Brasília), INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica).

Nenhum comentário: