domingo, 12 de fevereiro de 2012

EMBRAER: RETROSPECTIVA 2011 e CENÁRIO PARA 2012




 

Aviões comerciais da Embraer (E-Jets)“A Embraer divulgou sexta-feira (10) o seguinte “guidance” de mercado para a comunidade financeira:
COMUNICADO – CENÁRIO E “GUIDANCE” 2012 DA EMBRAER

RETROSPECTIVA 2011

A Embraer teve, em 2011, um bom ano em suas operações. A Companhia entregou o total de 105 aeronaves comerciais e 99 aeronaves executivas (83 jatos leves e 16 jatos grandes). Além disso, as Receitas de Serviços e da unidade de negócio de Defesa e Segurança, que de acordo com as expectativas de mercado ultrapassaram o “guidance” da Companhia, combinaram-se com o efeito da entrega de algumas unidades adicionais na Aviação Comercial, compensando o menor número de jatos executivos entregues no ano. A resultante foi o cumprimento do “guidance” de Receita em 2011. A Empresa manteve seu foco no P3E [Programa de Excelência Empresarial Embraer] e, consequentemente, seus esforços para a melhoria da produtividade. Tais iniciativas, em conjunto com bom “mix” de produtos, contribuíram para boa margem recorrente advinda das operações da Companhia e que deve superar o “guidance” de margem operacional.

Em 2011, a Empresa adicionou a seu “backlog” 124 novas encomendas da família dos E-Jets, o que possibilitou à Empresa terminar o ano com “backlog” razoavelmente estável, totalizando US$ 15,4 bilhões. Com grande volume de entregas no quarto trimestre de 2011, a Embraer obteve forte geração operacional de caixa no período e fechou o ano com posição líquida de caixa de, aproximadamente, US$ 470 milhões.

CENÁRIO E “GUIDANCE” PARA 2012

Em 2012, a Embraer tem a perspectiva de que a economia global continue a crescer de forma moderada, a uma taxa de, aproximadamente, 2,5%. Os mercados emergentes continuarão a liderar as estatísticas e devem crescer, em 2012, em torno de 5%, enquanto que os Estados Unidos devem crescer, aproximadamente, 1,5% e a Europa deve manter-se estagnada, com taxa de crescimento muito próxima de zero. 

Nesse cenário, que não difere muito daquele vivido em 2011, espera-se que, em 2012, a demanda na Aviação Comercial permaneça nos mesmos patamares do ano anterior, indicando, portanto, um “book-to-bill” estável para o ano.

Na Aviação Executiva, apesar de alguns indicadores econômicos, tais como o lucro corporativo, terem atingido níveis recordes de alta, o mercado ainda não apresenta sinais de recuperação. A volatilidade dos mercados financeiros e as incertezas, principalmente em relação à economia européia, têm afetado a recuperação do mercado de jatos executivos e 2012 deve se assemelhar bastante ao que foi o ano de 2011.



Aviões executivos da EmbraerNo mercado de Defesa e Segurança as perspectivas são de crescimento mais acelerado, de forma que, em cinco anos, essa unidade de negócio deverá ter papel mais relevante no “mix” de Receitas da Companhia. Considerando crescimento mais acelerado na área de Defesa e Segurança, e mercados estáveis na Aviação Executiva e na Aviação Comercial, a Empresa espera que suas Receitas possam ter pequeno crescimento em 2012. Para os próximos anos, o crescimento das Receitas da Companhia dependerá bastante da evolução do cenário macroeconômico que ainda permanece instável.



Aviões militares (KC-390 e AMX)


Aviões militares (Super Tucano e R-99)Com relação à estratégia de produtos, o programa Legacy 450 e Legacy 500 entram na fase final de desenvolvimento e, consequentemente, demanda mais investimentos nos próximos dois anos. As despesas com pesquisa pré-competitivas devem sofrer pequeno aumento em 2012 em decorrência do processo de definição final do projeto de renovação dos E-Jets. Em Portugal, seguem os investimentos em CAPEX para finalizar a construção das plantas de Évora, que, em 2012, começam suas operações industriais.

Tendo em vista o cenário acima descrito, em 2012, a Embraer espera entregar de 105 a 110 jatos comerciais, 75 a 85 jatos executivos leves e de 15 a 20 jatos executivos grandes. Dado o “mix” de produtos, a Companhia espera atingir Receita liquida entre US$ 5,8 e US$ 6,2 bilhões, onde a Aviação Comercial, a Aviação Executiva e o negócio de Defesa e Segurança deverão contribuir conforme o seguinte quadro:

DISTRIBUIÇÃO DA RECEITA LÍQUIDA US$ Milhão

Av. Comercial 3700 - ~3850
Av. Executiva 1100 - ~1300
Defesa e Segurança 900 ~ 950

Adicionalmente, a receita esperada dos “Outros negócios” é de, aproximadamente, US$ 100 milhões. As receitas de serviços estão inclusas nas receitas de cada uma das unidades de negócio e devem totalizar entre US$ 750 e US$ 800 milhões.

Em suas projeções, a Companhia está assumindo que a taxa média de câmbio deverá manter-se estável em 2012, e similar a de 2011. Além disso, as despesas operacionais serão impactadas pelo dissídio coletivo resultando em aumento de, aproximadamente, 10% na folha de pagamentos e aumento esperado nas despesas comerciais como consequência do “mix” diferente de produtos e do aumento dos esforços de comercialização. Com isso, a Embraer espera atingir margem operacional entre 8% e 8,5% em 2012. Por conseguinte, a margem EBITDA esperada deve atingir entre 11,5% e 12,5%.

Em 2012, o investimento total esperado deve totalizar US$ 650 milhões, dos quais as despesas com pesquisa pré-competitiva devem atingir US$ 100 milhões, as despesas com desenvolvimento de produtos US$ 350 milhões e o total de CAPEX US$ 200 milhões. É importante ainda salientar que, em 2011, a Empresa conseguiu antecipar US$ 70 milhões de contribuição de parceiros, o que reduziu o total de investimentos inicialmente previstos para o ano passado. Assim, tendo conseguido antecipar boa parte das contribuições de parceiros nos anos anteriores, os investimentos em desenvolvimento de produtos em 2012 serão quase que integralmente incorridos pela Embraer.”

FONTE: site “DefesaNet”  (http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/4745/EMBRAER---COMUNICADO-–-Cenario-e-Guidance-2012) [imagens do Google adicionadas por este blog ‘democracia&política’].
 

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