Foto: RAFAEL BRITO/AGÊNCIA ESTADO
TRINTA E OITO PESSOAS FICARAM FERIDAS, DUAS EM ESTADO GRAVE, EM ACIDENTE NA MANHÃ DE HOJE; FOI NA REGIÃO DO JARAGUÁ; SECRETÁRIO DE TRANSPORTES DIZ QUE "HÁ INDÍCIOS FORTES" DE ERRO HUMANO
247, com agências - Trinta e oito pessoas ficaram feridas na manhã de hoje em um choque entre dois trens, na região do Jaraguá, zona oeste de São Paulo, segundo os bombeiros. Parte deles foi encaminhada para prontos-socorros de Perus e Pirituba. Segundo o major Nilton Miranda, subcomandante do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros, duas pessoas estão em estado grave, com traumatismo craniano: o maquinista de uma das composições e um passageiro.
Em entrevista à rádio Estadão ESPN, o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirmou que "há fortes indícios" de que houve falha humana no acidente. Segundo ele, as causas do acidente serão determinadas até a próxima sexta-feira, com o resultado do trabalho da perícia, mas que acredita nessa hipótese.
“Há indícios bastante fortes de que houve falha humana. A estação v. clarice é uma estação calma, tranquila. Havia um trem nosso de passageiros parado, uma locomotiva de manutenção conduzida por uma maquinista da CPTM, já com experiência, contratada desde 1998, trocou informações com a CCO e entrou na via, achando talvez que já estivesse livre”, disse o secretário. Segundo ele, o que se apura é por que a CCO deu essa informação e por que a maquinista acatou.
De acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), uma composição da Linha 7-rubi (Francisco Morato-Luz) foi atingida na traseira às 8h51 por uma locomotiva de carga, na estação Vila Clarice. A CPTM não tem informação sobre qual é a empresa responsável pelo trem. Os passageiros desembarcaram da composição e seguiram viagem em outro trem. Segundo o Corpo de Bombeiros, 11 equipes estão no local, na Avenida Maria José de Vasconcelos.
A circulação dos dois sentidos da Linha 7-rubi (Francisco Morato-Luz) estava sendo feita por uma única linha, na altura da estação Vila Clarice, mas agora já foi normalizada, segundo a CPTM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário