sexta-feira, 23 de março de 2012

Documentário sobre Raul Seixas é o destaque dos cinemas



Documentário sobre Raul Seixas é o destaque dos cinemasFoto: Divulgação

CIRCUITO CINEMATOGRÁFICO SEMANAL APOSTA EM LONGA QUE EXALTA A TRAJETÓRIA DE UM DOS MAIORES ÍCONES DO CENÁRIO MUSICAL BRASILEIRO; CONFIRA AS OUTRAS ESTREIAS

22 de Março de 2012 às 19:49
Manuela Meneses _247- O cinema documentarista é a grande aposta das estreias desta sexta-feira (22). A começar pelo filme “Raul Seixas - O Início, o Fim e o Meio”, que promete resgatar o "Raulseixismo", termo criado para definir a ideologia seguida pelo artista.
Entre as produções hollywoodianas, o filme que se destaca é “Jogos Vorazes”, cujo roteiro – destinado ao público adolescente -- foi inspirado em best-seller homônimo, de Suzanne Collins. O longa foi considerado pela imprensa americana o grande substituto da saga “Harry Potter”.
E, para enriquecer o debate entre os cinéfilos, a indústria lança também a produção iraquiana “As flores de Kirkuk”. O polêmico romance aborda a sequência de atos terroristas causada pelo regime de Saddam Hussein. Uma renomada película europeia completa o cardápio cinematográfico da semana. O filme “Adorável Pivellina” promete encantar os amantes da arte circense, contando uma incrível história de amor incondicional.
“Raul Seixas - O Início, o Fim e o Meio”
O documentário é uma das produções nacionais mais esperadas de 2012. Com depoimentos reveladores, “Raul Seixas - O Início, o Fim e o Meio” promove uma viagem aos melhores momentos do cenário musical da década de 1980, divulga raridades do compositor baiano e presta uma grande homenagem à história da música brasileira.
No filme, há depoimentos, imagens raras, gravações inéditas e arquivos familiares, que remontam a revolução musical e intelectual provocada pelo “maluco beleza” do rock. A ideia de revirar as memórias de Raul surgiu após um convite feito pelo presidente da Paramount no Brasil, Jorge Peregrino, que se dispôs a investir o que fosse preciso para produzir o longa.
O investimento da Paramount garantiu que fosse feita uma filmagem geral composta por 200 horas de depoimentos e imagens inéditas. O filme foi finalizado com apenas uma hora e meia de duração, e o os fãs poderão se emocionar com a série de declarações de ex-esposas, filhos e ex-amantes, que testemunharam as fases depressivas da vida de Seixas.O longa terá a participação do escritor Paulo Coelho, com quem Raul compôs várias canções.
Elenco: Depoimentos de Paulo Coelho, Nelson Motta, Tom Zé, Pedro Bial e Caetano Veloso. Direção: Walter Carvalho e Evaldo Mocarzel. Gênero: Documentário. Duração: 130 min. Classificação: 14 Anos.
“Jogos Vorazes”
A produção hollywoodiana chega aos cinemas brasileiros com a promessa de ser a nova febre mundial, e repetir o sucesso da sequência de filmes do bruxo “Harry Potter”. Com grande destaque nas bilheterias americanas, o filme mistura suspense, ação e ficção científica.
A nova moda do cenário teen será uma trilogia inspirada na série de livros escritos pela americana Suzanne Collins. No roteiro, a cidade de Nova York tenta sobreviver aos absurdos de um regime totalitário. Ela é dividida em 12 distritos que precisam atender às exigências do novo comando de forma brutal. No ápice da trama, um casal de adolescentes é forçado a participar de uma competição e lutar até morte, em transmissão ao vivo pela televisão.
Cada distrito sorteia um participante dos jogos, porém, o drama é centrado na história da adolescente Katniss Everdeen, que vai ao reality no lugar da irmã. O prêmio do grande vencedor da competição será a sobrevivência, todos os outros participantes serão obrigados a se matarem mutuamente. Protagonizado pela atriz Jennifer Lawrence, queridinha do público adolescente, o filme também conta com a participação do cantor Lenny Kravitz.A adaptação é assinada pelo diretor Gary Ross, conhecido do grande público pelo sucesso do longa “Seabiscuit - Alma de Herói”.
Elenco: Liam Hemsworth, Jennifer Lawrence, Elizabeth Banks, Josh Hutcherson, Woody Harrelson, Willow Shields, Stanley Tucci, Alexander Ludwig, Isabelle Fuhrman. Direção: Gary Ross. Gênero: Aventura. Duração: 144 min. Classificação: 12 Anos.
“As Flores de Kirkuk”
Inspirado no sucesso do filme iraniano “A Separação”, o longa mostra um romance entre curdos sob o regime de Saddam Hussein. Dirigido pelo iraquiano Fariborz Kamkari, a produção usa imagens retiradas do neorrealismo italiano para contar uma comovente história de amor.
Protagonizado pela atriz marroquina Morjana Alaoui um relacionamento que começa em pleno campo de batalha. Desesperada em busca de notícias do namorado desaparecido, ela atravessa a região de Kirkuk, centro das tropas do regime iraquiano.
Excluídos pelo governo, os curdos vivem taxados pela população como perigosos terroristas. Embora filmado no Iraque pós-Saddam, a produção iraquiano-ítalo-suíça conta em detalhes a opressão sofrida pelo povo rejeitado pelos iraquianos.
Elenco: Morjana Alaoui, Mohammed Bakri, Darbaz Dara, Ertem Eser, Falah Fleveh, Sarkaw Gorani, Ashraf Hamdi, Maryam Hassouni. Diretor: Fariborz Kamkari. Ano: 2010. Gênero: Drama.
“Adorável Pivellina”
O longa esteticamente artístico promete encantar apreciadores do mundo do circo. O roteiro conta a história de Patti, uma artista de circo que mora com o marido em um trailer,e encontra a pequena Asia, de dois anos, em um parque nos arredores de Roma. Junto com a menina veio apenas o bilhete da mãe avisando que a apanharia quando tivesse condição.
Neste meio tempo, ela encanta Patti e sua vizinhança. Gravado em Roma, o filme foi exibido pela primeira vez no Festival de Cannes. O resultado é uma ousada criação dos diretores Tizza Covi e Rainer Frimmel, que permitiram que o elenco criasse os diálogos do filme.
Gênero: Drama. Duração: 100 min. Origem: Itália e Austria. Direção: Tizza Covi e Rainer Frimmel. Censura: Livre.

Nenhum comentário: