sexta-feira, 18 de maio de 2012

PT teria plano para convocar só Marconi



PT teria plano para convocar só MarconiFoto: Folhapress

A PRETEXTO DE CONCENTRAR A APURAÇÃO NA QUADRILHA DE CACHOEIRA, COMISSÃO CONVOCA UMA DEZENA DE SUSPEITOS QUE TÊM RELAÇÃO DIRETA COM O GOVERNADOR DE GOIÁS. RELATOR PETISTA DA CPI, DEPUTADO ODAIR CUNHA, SERIA O RESPONSÁVEL PELA ESTRATÉGIA

18 de Maio de 2012 às 07:50
247 – O PT estaria armando para restringir a convocação de governadores na CPI do Cachoeira a Marconi Perillo, do PSDB. É o que revela o jornalista Josias de Souza. Em seu blog, ele detalha o plano que seria executado pelo deputado Odair Cunha. "A pretexto de concentrar a apuração na quadrilha de Carlinhos Cachoeira, aprovaram-se na CPI as convocações de 51 suspeitos. Uma dezena deles têm relação direta com a encrenca que engolfa Perillo."
Leia o post de Josias de Souza:
Por trás do adiamento da análise dos requerimentos de convocação de governadores na CPI do Cachoeira esconde-se um plano do PT. Uma estratégia que o relator petista da comissão, deputado Odair Cunha, executa com método.
A votação foi postergada com o propósito de restringir a convocação ao governador Marconi Perillo (PSDB), de Goiás. Deseja-se poupar apenas os governadores Agnelo Queiroz (PT), do Distrito Federal, e Sérgio Cabral (PMDB), do Rio.
O petismo ajusta sua tática em reuniões semanais. Conforme noticiado aqui, os representantes do PT na CPI tramavam adiar o debate sobre os governadores desde a semana passada. Em reunião ocorrida na terça (15), bateu-se o martelo.
Nesse encontro, foram analisados os dados que o PT já colecionou contra Perillo. Informações extraídas dos inquéritos da Polícia Federal guardados na sala-cofre da CPI. A partir desses indícios, construiu-se a pauta da reunião desta quinta (17).
A pretexto de concentrar a apuração na quadrilha de Carlinhos Cachoeira, aprovaram-se na CPI as convocações de 51 suspeitos. Uma dezena deles têm relação direta com a encrenca que engolfa Perillo.
Sem alarde, o PT incluiu na lista nomes como o de Jayme Rincon, coletor de arcas eleitorais; e Leonardo Almeida Ramos, o sobrinho de Cachoeira que assinou três cheques que pagaram uma casa vendida por Perillo –onde o contraventor foi preso.
O PT espera compor um quadro capaz de tornar a convocação de Perillo incontornável até meados do mês que vem. Simultaneamente, vai-se martelar a tese segundo a qual faltam evidências capazes de justificar a presença de Agnelo e Cabral na CPI. A estratégia é executadaem parceria com o PMDB.
Pouca gente entendeu o sentido da primeira frase do torpeto enviado por Cândido Vaccarezza (PT-SP) ao governador Sérgio Cabral. Digitada em plena sessão, a mensagem foi filmada pelo SBT. Começou assim: “A relação com o PMDB vai azedar na CPI…”
Deve-se o comentário à irritação de Vaccarezza com o comportamento da bancada do PMDB na CPI, avesso ao que fora combinado. Num instante em que o PT pegava em lanças para circunscrever a investigação ao Centro-Oeste, o PMDB dividia-se entre o silêncio e a defesa da convocação de Fernando ‘Delta’ Cavendisch Cavendish, personagem que liga Cabral ao escândalo.
Como que decidido a tranquilizar Cabral, Vaccarezza deixou claro que o PT não o abandonaria: “Mas não se preocupe. Você é nosso e nós somos teu (sic).”

Nenhum comentário: