Foto: Divulgação
GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS (ESQ.) ATRAI INVESTIMENTO DE R$ 2 BILHÕES DA MONTADORA COMANDADA POR THOMAS SCHMALL (DIR.) PARA CABO DE SANTO AGOSTINHO E COMEÇA A TRANSFORMAR PERNAMBUCO NUM DOS MAIORES POLOS AUTOMOTIVOS DO PAÍS
Seis Estados estavam na disputa pela construção de uma nova fáblica da Volkswagen no Brasil. Mas quem levou a melhor foi o governo de Pernambuco, que acerta os últimos detalhes para a instalação do primeiro parque de produção da montadora alemã na Região Nordeste. Com a chegada já anunciada da Fiat Automóveis e agora da Volks, o governador de Eduardo Campos (PSB) começa a transformar Pernambuco num dos maiores pólos automotivos do País. Com essa vitória, numa acirrada disputa com gigantes como São Paulo e Paraná, ele vai se firmando como um presidenciável.
Segundo informações do Valor, a nova unidade da Volks será erguida no município de Cabo de Santo Agostinho, 50 quilômetros ao sul do Recife, dentro do Complexo Industrial e Portuário de Suape. A decisão foi declarada por executivos da empresa durante um jantar, há três semanas, no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual. O anúncio oficial será feito no dia 8 de novembro. Segundo a reportagem, a nova planta da Volks vai produzir 200 mil unidades por ano de um modelo popular, possivelmente o Up!, apresentado pela montadora no último Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha.
No momento, as duas partes estão arquitetando a questão financeira. A Volks quer um financiamento de R$ 2 bilhões, com prazo de 30 anos. O montante seria concedido pelo governo federal por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ou por linhas específicas para a região, com recursos dos fundos constitucionais da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
Nenhum comentário:
Postar um comentário