Foto: Divulgação
AERONAVE TERIA VIOLADO O ESPAÇO AÉREO DO IRÃ AO LONGO DA FRONTEIRA LESTE; SEGUNDO A AGÊNCIA DE NOTÍCIAS SEMIOFICIAL IRANIANA, ERA UM RQ170, QUE ESTÁ AGORA EM PODER DAS FORÇAS ARMADAS IRANIANAS
As forças armadas do Irã derrubaram um avião espião não-tripulado dos Estados Unidos que violou o espaço aéreo do país ao longo da fronteira leste, informou a agência de notícias oficial Irna neste domingo.
Uma autoridade militar não identificada citada pela agência alertou para uma forte resposta a qualquer violação do espaço aéreo do país por aviões teleguiados americanos.
"Um avião espião não-tripulado RQ170 foi derrubado pelas forças armadas do Irã. Ele sofreu pequenos danos e está agora em posse das forças armadas do Irã", disse a autoridade segundo a Irna. Nenhum outro detalhe foi publicado.
O Irã está em disputa com os EUA e seus aliados devido ao seu programa nuclear, que o Ocidente acredita ter o objetivo de desenvolver armas nucleares. O Irã nega a acusação, afirmando que seu programa nuclear é totalmente pacífico e tem o objetivo de gerar eletricidade e produzir isótopos para tratamento médico.
O Irã disse em janeiro que dois aviões espiões não tripulados que havia derrubado eram operados pelos EUA. O país realiza frequentes exercícios militares com o objetivo de mostrar habilidade em se defender contra um potencial ataque dos EUA ou Israel a suas instalações nucleares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário