quinta-feira, 15 de março de 2012

Hasta la vista!



Hasta la vista!Foto: DIVULGAÇÃO

DEPOIS DE SOFRER HUMILHAÇÕES EM AEROPORTOS DA ESPANHA, BRASILEIROS MANDAM DE VOLTA NO MESMO VOO, SOB ALEGAÇÃO DE FALTA DE VISTO, O ESPANHOL PABLO FERREIRÓS BENNETT, QUE VEIO AO PAÍS A NEGÓCIOS; HÁ POUCAS SEMANAS, UMA SENHORA BRASILEIRA DE 77 ANOS FICOU QUATRO DIAS RETIDA NO AEROPORTO DE MADRI

15 de Março de 2012 às 13:49
247 – Depois de sofrer dezenas de humilhações com brasileiros sendo mal tratados em aeroportos da Espanha, especialmente o de Madri, o Brasil deu sua retaliação na semana passada: mandou de volta um cidadão espanhol de volta à sua terra, segundo reportagem do UOL. Pablo Ferreirós Bennett, natural da cidade de Alicante, desembarcou em São Paulo no último dia 2 com o objetivo de participar de uma feira educacional – um motivo justo e sem razão de questionamentos, como foram os de muitos brasileiros barrados na Espanha. No entanto, alegando que faltava ao espanhol um visto de trabalho, as autoridades brasileiras literalmente devolveram Bennett, no mesmo avião em que veio.
A política de imigração já foi alvo de longos debates entre o Brasil e a Espanha, especialmente depois de vários episódios em que brasileiros – turistas ou em viagem de negócios – não puderam entrar no país nos últimos anos. No início de fevereiro, as autoridades do País cansaram da humilhação e avisaram Madri que mudariam as regras: a partir de 2 de abril, a imigração brasileira passará a tratar os espanhois da mesma forma que o serviço de imigração espanhola trata os brasileiros. De acordo com a decisão do Ministério das Relações Exteriores, serão exigidos dos espanhóis, além do passaporte válido por pelo menos seis meses, passagem de volta com data marcada, comprovação de reserva em hotel ou alojamento e dinheiro suficiente para se manter por aqui pelo período declarado.
As novas medidas “de reciprocidade” – conforme descreveu o próprio governo brasileiro – parecem já ter sido aplicadas em Pablo Ferreirós Bennett, no entanto. A revolta nacional se intensificou com um último episódio, que tomou os noticiários brasileiros e chocou a população. Uma idosa de 77 anos ficou retida durante nada menos que quatro dias no aeroporto de Madri, sem poder tomar banho ou dormir confortavelmente. Dionisia Rosa da Silva voltou ao Brasil sem visitar a filha e o genro – que estavam em situação ilegal no país – praticamente em estado de choque. A devolução de Pablo foi o troco do Brasil aos espanhois, que terão de dar muito mais satisfações às autoridades brasileiras se quiserem entrar no País a partir de agora.

Nenhum comentário: