terça-feira, 20 de março de 2012

O futuro do jornalismo é online



O futuro do jornalismo é onlineFoto: Edição Brasil247

FOLHA CONFIRMA: CAI A AUDIÊNCIA DOS JORNAIS IMPRESSOS E AUMENTA A DOS SITES E APLICATIVOS DE NOTÍCIAS, COMO O BRASIL 247

20 de Março de 2012 às 08:41
247 – Se alguém ainda tinha dúvidas sobre a verdade incontestável de que o futuro do jornalismo é online, está aí a Folha de S. Paulo que não nos deixa mentir. Na edição desta terça-feira, o jornal publica os dados de um estudo do Pew Research Center, nos Estados Unidos, chamado “The State of the News Media 2011”. Ele aponta que, no ano passado, enquanto a audiência dos jornais impressos caiu 5%, a dos sites de jornalismo cresceu 17%. Ou seja: há uma migração crescente do mundo impresso, onde a informação está concentrada nas mãos de poucas famílias, para a democracia da internet, onde não há barreiras de entrada a novos produtores de conteúdo, como é o caso do Brasil 247, primeiro jornal brasileiro no iPad e outros tablets e também um portal completo de informação.
Um dos dados mais relevantes da pesquisa é o que aponta que 27% dos norte-americanos já acessam informações por tablets e smartphones. Na verdade, a pesquisa indica que esses produtos aumentam o apetite das pessoas por informações – o que comprova que os jovens não estão lendo menos; apenas estão lendo de outra maneira. O Brasil deve se tornar em 2012 o quinto maior mercado do mundo de smartphones.
Sem apontar uma saída clara para o que chama de “declínio dos jornais”, o Pew informa que muitos estão seguindo o modelo do The New York Times, que implantou seu paywall, restringindo o acesso a conteúdo. A aposta do 247, no entanto, vai na direção inversa: o desafio é oferecer mais e mais conteúdo aberto.

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