Foto: Divulgação
ROSA WEBER FOI ESCOLHIDA PELA PRESIDENTE PARA ASSUMIR VAGA NO SUPREMO DEIXADA POR ELLEN GRACIE; GAÚCHA E EX-INTEGRANTE DO TST, ELA É AMIGA DE CARLOS ARAÚJO, EX-MARIDO DA PRESIDENTE; NOMEAÇÃO SAI AMANHÃ NO DIÁRIO OFICIAL
Fernando Porfírio_247 - Sem coloração política, mas com extrema sensibilidade social. Esse é o perfil da nova ministra do Supremo escolhida nesta segunda-feira (7) pela presidente Dilma Rousseff. Filha de empresários rurais gaúchos, a ministra do Tribunal Superior do Trabalho Rosa Maria Weber vai ocupar a cadeira que pertenceu a ministra Ellen Gracie, que se aposentou em agosto. Rosa tem relações de amizade com o ex-marido de Dilma, advogado trabalhista Carlos Araújo.
Dilma acalentava dúvidas entre dois outros nomes: os das ministras do STJ Maria Thereza de Assis Moura, especializada em Direito Penal e da ministra Nancy Andrighi, apontada como defensora dos direitos sociais.
A nova ministra tem 63 anos e nasceu em Porto Alegre. Foi nomeada para o TST em 2006, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Começou no serviço público na década de 70, como inspetora do Ministério do Trabalho. Em 1991 foi nomeada juíza do Trabalho no Rio Grande do Sul, onde fez carreira.
Uma das preocupações do governo Dilma era indicar um nome que tivesse forte musculatura jurídica e fosse comemorado quase à unanimidade, como aconteceu quando o ministro Luiz Fux foi anunciado para uma das vagas do STF em fevereiro passado. Por isso, o perfil da escolhida primava pela técnica, com pouca coloração política.
Rosa Maria Weber reúne características favoráveis. Eleito como governo trabalhista, o grupo no poder não indicou até hoje nenhum juiz oriundo do mundo trabalhista para o Supremo. Rosa não só substituirá outra mulher, como alguém do Sul do país. Ellen apesar de ser do Rio de Janeiro, fez carreira jurídica no Rio Grande do Sul.
A ministra do TST tem apoio entusiasmado do governador gaúcho Tarso Genro e até mesmo do ex-marido de Dilma. Em setembro, a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) divulgou moção de apoio à ministra.
A Agência Brasil distribuiu o texto abaixo sobre a escolha da presidente:
Agência Brasil - A ministra Rosa Maria Weber foi escolhida hoje (7) pela presidenta Dilma Rousseff para ocupar a 11ª cadeira do Supremo Tribunal Federal (STF). Ela integra o Tribunal Superior do Trabalho (TST) desde 2006 e era um dos nomes em alta na bolsa de apostas. A ministra assumirá a vaga deixada por Ellen Gracie, que se aposentou em agosto.
Rosa Maria Weber tem 63 anos e é gaúcha de Porto Alegre. Atua na área trabalhista desde 1975, quando assumiu o cargo de inspetora do Ministério do Trabalho no estado. No ano seguinte, ela foi aprovada em quarto lugar no concurso de juíza substituta do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. Rosa Weber passou a integrar a corte do TRT-4 em 1991.
Nenhum comentário:
Postar um comentário