segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Suplicy, o primeiro a aderir a Haddad




Suplicy, o primeiro a aderir a HaddadFoto: AGÊNCIA ESTADO

ENTRE OS PRÉ-CANDIDATOS PETISTAS, SENADOR (À DIR.) ABRE A LISTA DE ADESÕES À CANDIDATURA DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO; JILMAR TATTO E CARLOS ZARATTINI AINDA QUEREM PRÉVIAS; MARTA JÁ ESTÁ FORA; PARTIDO PODERÁ CANCELAR VOTAÇÃO MARCADA PARA O DIA 27

Por Agência Estado
06 de Novembro de 2011 às 16:47Agência Estado
A decisão do senador Eduardo Suplicy reforça a chance de o PT não ter prévias, marcadas para o próximo dia 27 em São Paulo. O ministro da Educação, Fernando Haddad, e os deputados federais Carlos Zarattini e Jilmar Tatto mantiveram seus nomes como pré-candidatos para a Prefeitura de São Paulo pelo partido. O senador Eduardo Suplicy anunciou a desistência dele e o apoio a Haddad, o preferido do ex-presidente Lula à corrida eleitoral do ano que vem para o cargo. 
Pouco antes de ter anunciado oficialmente a desistência durante debates promovidos pelo partido no bairro de Guaianazes, zona leste de São Paulo, Suplicy sinalizou que queria surpreender os mais de mil militantes presentes no evento. “Vocês vão ter uma surpresa”, disse, antes do discurso. Muitos acreditavam que ele manteria o nome na votação marcada pelo partido para o dia 27, já que do encontro de hoje não saiu um nome único para a disputa. “A partir de hoje me incorporo na campanha do ministro Haddad”, afirmou, no final do seu discurso. “Espero contribuir para levá-lo a vitória”.
Suplicy contou que sua desistência foi selada no final da noite de ontem, quando ele ligou para o deputado Paulo Teixeira e pediu que ele intermediasse um acordo. Suplicy renunciaria e apoiaria Haddad se este incorporasse sua principal bandeira, que é o programa “renda mínima”. Segundo Suplicy, ele recebeu, por volta das 23h30 de ontem, a ligação de Teixeira confirmando que Haddad havia aceitado o pedido. O senador contou que foi convencido a desistir da disputa por militantes. “Recebi dezenas de e-mails e mensagens de aliados defendendo o meu trabalho no Senado e pedindo que eu não deixasse o cargo.”
Haddad mantém negociações para evitar prévias
O ministro da Educação, Fernando Haddad (PT), disse que irá manter negociações para tentar evitar as prévias do partido para a escolha de um nome único para a Prefeitura de São Paulo. “Vamos continuar com o diálogo aberto com todos os pré-candidatos”, afirmou Haddad, o favorito para a disputa ao cargo pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante discurso, Haddad prometeu incorporar propostas dos demais candidatos do PT que desistirem da pré-candidatura. 
O deputado Jilmar Tatto, um dos pré-candidatos, avaliou que a desistência de Suplicy à pré-candidatura fortalece a candidatura dele próprio. Tatto acredita que, por militar há bastante tempo em São Paulo, sua candidatura vai incorporar apoio tanto de Marta Suplicy (que desistiu da disputa a pedido da presidente Dilma Rousseff), quanto de Eduardo Suplicy.
Tatto avaliou que a saída de Suplicy da disputa representa a realização do desejo do ex-presidente Lula, de o PT apresentar um nome novo para eleição de São Paulo. “Agora é uma disputa entre iguais”.
O deputado Carlos Zarattini, o terceiro pré-candidato do PT ao cargo, avaliou que a desistência de Suplicy era natural devido à proximidade com Haddad. Segundo ele, a decisão do senador diminui a chance de segundo turno dentro nas prévias. “Quanto mais candidatos, mais as prévias são fortalecidas”, afirmou.

Nenhum comentário: