Dilma Rousseff mandou divulgar uma nota sobre o incêndio que destruiu a Estação Comandante Ferraz, base do Brasil na Antártida. A presidente declarou-se “consternada”, solidarizou-se com as vítimas e anunciou a reconstrução das instalações. Diz a nota:
“A presidenta reafirma a importância do programa de pesquisas desenvolvido na Estação e elogia a abnegação e o desprendimento dos brasileiros que lá trabalham. A Presidente manifesta, ainda, a firme disposição do país de reconstruir a Estação Antártica Comandante Ferraz.”
Em conversa com o ministro Celso Amorim (Defesa), Dilma determinou “a adoção de todas as medidas necessárias para salvaguardar a segurança dos cientistas, militares e visitantes que se encontravam na base.”
Dilma telefonou na tarde deste sábado (25) para o presidente do Chile, Sebastián Piñera. Agradeceu o apoio no socorro e no resgate dos sobreviventes do incêndio, alojados numa base chilena na Antártida.
Na nota, Dilma agredece também “o apoio e a solidariedade prestados pelos governos da Argentina e da Polônia”, que também mantém instalações próximas à base brasileira. Aqui, a íntegra do texto divulgado pelo Planalto. Mais informações sobre o incêndio aqui, aqui e aqui. Abaixo, dados sobre as instalações atingidas pelo incêndio:
Nenhum comentário:
Postar um comentário