Três grandes obras a serem visitadas pela presidente Dilma Rousseff, hoje, somam investimento de R$ 2 bi
São três obras vultosas, e que irão modificar a realidade do Estado e, em especial, da Região Metropolitana de Fortaleza, mas que carregam em si um histórico de longas esperas e frustrações por parte da população, perante os atrasos. Os empreendimentos que serão visitados hoje, pela presidente Dilma Rousseff, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), remontam a períodos bem anteriores à criação do próprio PAC, havendo registros ainda de 1987.
A agenda de Dilma no Ceará, que vem ao Estado pela segunda vez neste ano, engloba visitas no Metrofor, a ETA-Oeste (integrado ao projeto do Eixão das Águas) e ao Vila do Mar.
O primeiro destes chegou até a virar chacota ou mesmo "lenda urbana" por conta da população, que já vê as obras, iniciadas em 1999 com previsão de entrega para 2002, arrastarem-se por 13 anos.
´Nos trilhos´
Agora, com os trabalhos caminhando, enfim, em ritmo acelerado, com 95% da Linha Sul concluídos, a nova promessa é de que os trens já estejam circulando em operação comercial entre janeiro e fevereiro de 2013.
A construção do Metrofor vem atravessando vários governos. O contrato para a instalação do sistema de trens metropolitanos em Fortaleza foi efetivado ainda em 1987 pelo então governador Tasso Jereissati com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e a Rede Ferroviária Federal S/A (Rffsa). A vigência do documento era para 1988, mas as obras só foram ter início mesmo 11 anos depois.
Longa espera
As obras do metrô foram se estendendo por terem sido paralisadas por diversas vezes, e por longos períodos de duração, em virtude de retenção de recursos federais. Após cinco anos do início da construção, apenas 48,4% estavam prontos.
Depois de atrasos e retomadas, a expectativa foi levada para 2007, depois para 2008, então para 2010 e 2011. Agora, 2013. A própria Dilma Rousseff, quando então ministra da Casa Civil, já havia apontado preocupação com o andamento do projeto, quando fazia o balanço de dois primeiros anos do PAC (2007 e 2008).
Tratamento de água
Já a ETA-Oeste é a Estação de Tratamento de Água onde inicia-se o último trecho (V) do Eixão das Águas, que é o projeto que levará a águas do Castanhão à Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), abastecendo o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, cumprindo 255 quilômetros de extensão. O empreendimento é outro que acumula atrasos, tendo sido iniciado ainda em 2001, quando era conhecido como Canal da Integração.
Greves e falta de recursos vieram marcando o desenvolvimento do projeto, que hoje encontra-se em obras do último trecho. O Eixão chegou a ser visitado por Dilma Rousseff em 2009, que afirmou à época, em virtude dos atrasos por falta de recursos: "Agora temos US$ 200 bilhões em reservas e vamos manter as obras do PAC".
Vila do Mar
O projeto Vila do Mar já vem dando uma nova cara à orla oeste de Fortaleza, local onde se encontra a sétima maior favela do Brasil: o Pirambu. Há mais de 50 anos que a população local, que inclui ainda os moradores da Barra do Ceará e Cristo Redentor, discute e reclama melhorias para a orla, reivindicação que procurou ser atendida em 1996, quando surgiu o projeto Costa Oeste, do Governo do Estado.
Em 2002, as obras foram iniciadas, mas os atrasos foram recorrentes por problemas, entre outros, ligados a questões ambientais e políticas. Em 2007, a Prefeitura assumiu a responsabilidade sobre o projeto, e criou o Vila do Mar, que vem, de fato, sendo executado. Contudo, também com adiamento de prazos.
Andamento
A primeira etapa do projeto, que leva do polo de lazer da Barra do Ceará à avenida Dr. Theberge, no bairro Cristo Redentor, tinha previsão de ser entregue em janeiro do ano passado, mas, atrasada, ainda está em fase final de construção.
Já a área inteira, que chegará até o Kartódromo, no Pirambu, ainda está iniciando, e não deverá estar pronta até o fim da gestão atual, como era esperado.
Investimentos
A presidente Dilma, em seu roteiro de visitas no Estado hoje, deve vistoriar obras que somam R$ 2 bilhões e anunciar mais R$ 179 milhões para o VLT do ramal Parangaba-Mucuripe.
Os investimentos previstos para o projeto da Vila do Mar são da ordem de R$ 142 milhões, sendo R$ 92 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), R$ 20 milhões do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social e R$ 30 milhões de uma parceria com o Governo do Estado de Ceará.
No Metrofor, até o momento, foram investidos R$ 1.33 bilhão. Para finalizar o tão aguardado projeto, estão garantidos os R$ 385,8 milhões restantes. Desse total de R$ 1,7 bilhão, R$ 1,18 bilhão são recursos federais. O restante é do Estado do Ceará.
SÉRGIO DE SOUSAREPÓRTER
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