terça-feira, 8 de novembro de 2011

Sarkozy disse a Obama que Netanyahu é "mentiroso", afirma site


O presidente da França, Nicolas Sarkozy, disse ao colega americano, Barack Obama, que está cansado de ter que lidar com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que, segundo ele, é um mentiroso. A conversa foi divulgada nesta terça-feira por um site francês, o "Arrêt sur Images".

"Não posso vê-lo, é um mentiroso", afirmou Sarkozy a Obama, segundo o site. O americano teria concordado com o colega francês dizendo: "você está cansado dele, eu tenho que lidar com ele todos os dias".

Lionel Bonaventure/Associated Press
Obama e Sarkozy dão entrevista coletiva juntos; conversa teria vazado antes do evento começar
Obama e Sarkozy dão entrevista coletiva juntos; conversa teria vazado antes do evento começar
O diálogo, de acordo com a notícia, vazou por problemas técnicos no sistema de tradução simultânea durante uma conversa na cúpula do G20, em Cannes, na França, antes de uma entrevista coletiva com os presidentes no dia 3.
Um repórter da agência de notícias Reuters estava entre os jornalistas presentes que escutaram o vazamento do áudio e confirmou a veracidade das declarações. Os repórteres receberam equipamentos para ouvir a tradução de entrevista coletiva com os dois, mas ouviram a conversa entre eles.

O relato do site diz que tudo começou quando Obama reprovou Sarkozy pelo fato de ele não ter informado que a França votaria a favor do ingresso da Palestina na Unesco, a agência cultural da ONU, em 31 de outubro. O americano pediu então a Sarkozy que conseguisse que os palestinos moderassem sua posição para reivindicar a entrada na ONU como Estado pleno.

Contrariando a posição dos Estados Unidos, a França votou favoravelmente na semana passada à adesão palestina na Unesco, mas disse que irá se abster com relação ao pedido de participação plena da ANP (Autoridade Nacional Palestina) na ONU.
Após o episódio, os jornalistas com acesso ao áudio decidiram não utilizar as informações por não terem conseguido gravá-las.

"Arrêt sur images" é um site especializado nos bastidores da imprensa e, especialmente, sobre a decodificação de seus conteúdos.

Nenhum comentário: