quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Mc: multa de R$ 3 mi por unir comida e brinquedo




Mc: multa de R$ 3 mi por unir comida e brinquedo Foto: DIVULGAÇÃO

PUNIÇÃO FOI DADA PELO PROCON-SP; PRÁTICA DE VENDA CONJUNTA DE COMIDA E BRINQUEDOS FOI DENUNCIADA POR ONG CRIANÇA E CONSUMO POR PROVOCAR “FORMAÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES PREJUDICIAIS À SAÚDE”; EMPRESA ALEGA QUE “RESPEITA TODAS AS NORMAS DA LEGISLAÇÃO VIGENTE”; RONALD ESTÁ SENDO INJUSTIÇADO?

07 de Dezembro de 2011 às 13:01
247, com informações da Agência Brasil – A Fundação Procon de São Paulo multou o McDonald's, rede de lanchonetes de comida rápida (fast food), em R$ 3.192.300,00 milhões pela prática de venda de alimentos com brinquedos, que a empresa faz por meio do McLanche Feliz. O caso foi denunciado pelo Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana – organização que trata do consumo infantil – em 2010, mas publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 7. O McDonald's ainda pode recorrer da decisão.
Segundo o Procon, a ONG argumenta que a associação entre a venda de alimentos e brinquedos “cria uma lógica de consumo prejudicial e incentiva a formação de valores distorcidos, bem como a formação de hábitos alimentares prejudiciais à saúde”.
A estratégia da rede de fast food é juntar ao lanche um brinde com brinquedos, geralmente personagens conhecidos pelo público infantil. De acordo com o Procon, desde a denúncia, em 2010, mais de 18 campanhas dirigidas a crianças foram feitas pelo McDonald's. Na atual, os brindes são personagens do filme O Gato de Botas.
Em nota, a assessoria de imprensa da multinacional americana informou que a empresa não comenta processos em andamento, mas “respeita rigorosamente as diretrizes legais na comunicação com seus públicos”. O grupo argumenta ainda que segue um “rigoroso” código de autorregulamentação publicitária, além de compromissos voluntários de normas de conduta na comunicação.
“Quanto ao McLanche Feliz, a rede esclarece que os brinquedos podem ser adquiridos separadamente, ou seja, desvinculados da compra dos produtos. Portanto, a empresa tem convicção de respeitar todas as normas da legislação vigente tanto em relação à comunicação como em relação a práticas comerciais”, diz a nota.

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