Foto: Divulgação
PROBLEMAS DO PRESIDENTE DA CBF COM A JUSTIÇA CHEGAM AO TERRITÓRIO PAULISTA, COM DENÚNCIAS DE CRIMES FINANCEIROS E LAVAGEM DE DINHEIRO; EM BRASÍLIA, INVESTIGAÇÃO NO CONGRESSO CONTA COM DEPOIMENTO DO JORNALISTA ANDREW JENNINGS, AUTOR DO LIVRO "JOGO SUJO - O MUNDO SECRETO DA FIFA", NESTA QUARTA-FEIRA
247 – O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, é alvo de mais uma investigação, desta vez em São Paulo. Teixeira está sendo investigado pelo Ministério Público Federal no Estado, com denúncias de que o cartola tenha cometido crimes financeiros e lavagem de dinheiro. Um inquérito na Delegacia de Crimes Financeiros deve apurar também se houve golpes "de autoria da quadrilha integrada por Teixeira, em desfavor do patrimônio da CBF”, segundo requisição encaminhada à Superintendência da Delegacia da Polícia Federal.
Segundo reportagem publicada na Folha de S. Paulo em 24 de setembro, Ricardo Teixeira teria comprado um avião que valeria alguns milhões da empresa Cessna, representada pela TAM no Brasil. A nota da venda, porém, mostra um valor no mínimo assustador: um dólar. Ou seja, menos de dois reais. Para concluir o negócio, foi envolvida, desnecessariamente para o fechamento da compra, a empresa Owen Enterprises LLC.
Outro processo, aberto no Rio de Janeiro, investiga a empresa Sanud, dirigida pelo presidente e por seu irmão, Guilherme Teixeira. O nome da companhia consta em uma lista de suborno a dirigentes da FIFA. O processo está em trâmite na Justiça suíça, sede da entidade.
Já em investigação no Congresso Nacional, foram apresentadas acusações de irregularidades na CBF e na organização da Copa do Mundo de 2014. Em comissões no senado e na câmara, denúncias de lavagem de dinheiro e contratos irregulares, com pagamentos de propina, teriam beneficiado Ricardo Teixeira.
A audiência pública que acontece nesta quarta-feira, às 10 horas, contará com depoimento de Andrew Jennings, da BBC de Londres, autor do livro “Jogo Sujo – O Mundo Secreto da Fifa”. Ele deverá apresentar dados sobre o processo na suíça, além de reportagens veiculadas na televisão. Quem convidou o jornalista foi o autor do requerimento, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR).
Nenhum comentário:
Postar um comentário